Mídias Sociais

Cidades

Primeira Estação de Integração mostra redução de tempo em embarque e desembarque

Avatar

Publicado

em

 

Estação começou a funcionar no último sábado, 25, em fase de teste

 

 

 

Da Redação

Os primeiros dias de operação da Estação de Integração de ônibus em Macaé, montada pela Secretaria de Mobilidade Urbana na Praça Veríssimo de Melo, desde o último sábado, 25, já mostram redução de tempo em embarque e desembarque de 8 minutos para até 54 segundos.

A informação é do coordenador de Fiscalização de Transporte da Secretaria de Mobilidade Urbana, Luis Moreira. Ele acredita que a diminuição no tempo de embarque e desembarque resulta na maior fluidez do trânsito na região central da cidade.

“A gente conseguiu reduzir esse tempo em menos de um minuto. Toda mudança gera desconforto. Nossos fiscais estão no local e já ouviram muitas reclamações, mas também ouviram que a maioria está satisfeita com essa agilidade, já que não há mais demora em embarcar no coletivo, pagar a passagem. Lagomar é uma linha muito grande e essa agilidade só contribui para diminuir o fluxo. Com certeza, o terminal impactou de forma positiva o sistema de transporte público”, explicou Luis.

O coordenador acrescentou que ainda há alguns detalhes que precisam ser ajustados, mas a ideia é que isso seja feito aos poucos. O projeto é ampliar e manter todas as linhas da área Norte da cidade.

“Mas já é possível ver o quanto influenciou o trânsito, principalmente no horário de rush, pois a via fica com menos carro e menos tempo na área nervosa da cidade, visto que o coletivo ficava quase 10 minutos parado no local”, acrescentou o coordenador.

Mesmo com pouco tempo de utilização, o vendedor Márcio de Oliveira já conseguiu ver essa diferença. Ele mora no Lagomar, região atendida neste terminal, e percebeu que o embarque está mais rápido.

Claudemar Maia Rodrigues também. Ele mora há 12 anos no bairro e trabalha em Macaé desde 1988. Apesar de não usar transporte publico sempre, algumas vezes ele prefere o ônibus.

“Percebi que este terminal já vai organizar boa parte do sistema”, afirmou Claudemar.

O Terminal – A estação tem 50 metros de extensão por 2,5 metros de largura, totalizando 125 metros quadrados e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e nos demais horários funcionará normalmente como um ponto de ônibus.

A entrada da estação tem duas bilheterias e, entre elas, local de acesso de quem possui gratuidade e cadeirantes. Ao efetuar a compra, o passageiro segue por uma catraca e chega ao interior da estrutura. Com um sistema de segurança para o passageiro, a estação possui câmeras funcionando 24h e seguranças no local.

Legenda: Estação de Integração de ônibus de Macaé reduziu embarque e desembarque de 8 minutos para até 54 segundos, segundo Secretaria de Mobilidade Urbana

Foto: Ana Chaffin

Mais lidas da semana