Mídias Sociais

Cidades

Prefeitura de Macaé promove recapeamento de via e planeja reflorestamento na Imboassica e reforma do Moarcyrzão

Publicado

em

 

A Prefeitura de Macaé anunciou uma série de medidas nesta quinta-feira, 14, com objetivo de promover melhorias para o município e para a população, em diversas áreas, como meio ambiente e infraestrutura.

Entre elas, estão o recapeamento da Alameda Tenente Célio, na Granja dos Cavaleiros, o planejamento para reformar e modernizar o Estádio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo, o Moacyrzão, além da retomada das ações de reflorestamento da Faixa Marginal de Proteção (FMP) da Lagoa de Imboassica.

Mobilidade – Na alameda da Granja dos Cavaleiros, o trabalho começou a ser realizado nesta quinta-feira, por equipes da Secretaria de Infraestrutura, através da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, com apoio de agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana.

Durante a ação de recapeamento da via, o trânsito funcionou no sistema de “pare e siga”, por conta da colocação da nova massa asfáltica, recuperando a alameda que acabou danificada depois de um acidente.

“A via ficou prejudicada após o tombamento de um caminhão-tanque que transportava 25 mil litros de piche. O material derreteu e causou acidentes no local, pois os veículos derrapavam na pista”, contou o secretário adjunto de Serviços Públicos, Rodrigo Silva.

De acordo com o gestor, ainda que nesta quinta-feira, equipes da pasta percorreram vários pontos da cidade, com o objetivo de realizar um mapeamento visando futuras.

Esportes – Para o Moacyrzão, o novo secretário de Esportes, o ex-vereador Marvel (REDE), revelou que a nova gestão da pasta já estuda, juntamente com outras secretarias, ações para promover reformas e manutenções no estádio.

operações tapa-buracos em todo o município.

“O estádio foi palco de grandes jogos nacionais e até mesmo já recebeu importantes nomes do futebol mundial. Hoje, se tornou um símbolo para a cidade de Macaé. Porém, a nova gestão encontrou um desafio diante da atual situação do estádio, sem receber jogos desde 2019”, comentou Marvel.
O trabalho de planejamento das ações está sendo feito de forma integrada com Secretaria de Infraestrutura e com a Secretaria Adjunta de Defesa Civil, que já emitiu um relatório sobre as condições do Moacyrzão.

De acordo com Marvel, a prefeitura está trabalhando para garantir um estádio novo, moderno e seguro para o público, assim que as atividades esportivas retornarem, obedecendo as normas sanitárias de prevenção ao contágio do coronavírus.

“Nosso compromisso é movimentar o esporte na cidade, valorizar os atletas e oferecer inclusão social por meio do esporte”, destacou o ex-vereador.

Meio Ambiente – Também nesta quinta-feira, a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade retomou as ações de reflorestamento da Faixa Marginal de Proteção (FMP) da Lagoa de Imboassica, trabalho conduzido pela Coordenadoria de Arborização e Paisagismo.

De acordo com a pasta, será contemplada uma área de 1,1 hectares, no espaço localizado próximo ao parquinho, na entrada do bairro, e a estimativa é de que sejam plantadas cerca de duas mil mudas de 50 espécies de árvores nativas, entre elas, Pau-Brasil, Palmito, Pitanga, e ipês, Amarelo, Roxo e Branco.
Segundo a pasta, a ação também é uma medida compensatória em virtude das obras de duplicação da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), e a expectativa é de que, com o passar dos anos, e o crescimento das espécies nativas, o espaço também seja aproveitado como um lugar de convívio social.

“Teremos um bosque com uma grande diversidade de espécies nativas. Os ganhos ambientais são inúmeros, como o controle de erosões, preservação da fauna, melhoria do microclima local, e proteção de nascentes e outras faixas marginais. Além da Lagoa, a área também abrange o Canal do Mulambo, que sai do Novo Cavaleiros”, explicou Alessandra Veloso, engenheira florestal da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade.
Ainda de acordo com a secretaria, terminado o plantio das novas mudas, a área será cercada para que as espécies possam se desenvolver antes que o espaço seja finalmente liberado para a circulação da população.

 

Mais lidas da semana