Mídias Sociais

Cidades

Prefeitura de Cabo Frio planeja um Réveillon diferenciado devido a redução da faixa de areia na Praia do Forte

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

A Prefeitura de Cabo Frio confirmou que realizará um pirotécnico e shows para marcar a virada do ano. Uma reunião foi realizada com órgãos responsáveis para alinhar os detalhes do evento, que terá uma estrutura diferente este ano, devido a redução da faixa de areia na Praia do Forte. Na ocasião, os responsáveis de cada pasta apresentaram as ações que serão realizadas no período de Ano Novo para garantir a segurança e ordenamento da cidade.

De acordo com a Prefeitura, os fogos ficarão no Forte São Matheus. A Brigada de Incêndio e a Guarda Marítima estarão a postos durante o evento. Além disso, toda documentação necessária já foi protocolada.

Outra mudança, é que neste ano, a estrutura para o show da virada terá outra disposição. O palco será montado na Avenida Hilton Massa, por causa da faixa de areia reduzida.

“Nossa preocupação neste ano é com a territorialidade. É um Réveillon atípico, pois sempre realizamos dentro da faixa de areia e, este ano, teremos que fazer no asfalto. Isso nos levou a ter um planejamento totalmente diferente. Tivemos que repensar a dimensão e a categorização dos shows, a forma de ocupação do solo e o tráfego”, explicou o secretário de Turismo, Paulo Cotias.

Para segurança, 11 torres de vigilância serão montadas ao longo da orla, além de quatro postos médicos. A Secretaria de Ordem Pública, Guarda Municipal e Polícia Militar atuarão em conjunto, possuindo um efetivo próximo as áreas de grande movimentação. Foi apresentado ainda o esquema de ordenamento do trânsito e fechamento das vias de acesso da orla da Praia do Forte.

A Comsercaf já possui o esquema de trabalho mapeado para o Ano Novo. No dia 1º de janeiro de 2020, cerca de 150 funcionários iniciarão o trabalho de limpeza a partir das 4 da manhã.

“A reunião de hoje é uma ação que o Ministério Público realiza anualmente para saber se as medidas de ordenamento da cidade durante o aumento populacional estão sendo tomadas. Observei as apresentações de todas as pastas da Prefeitura relacionadas ao organização do espaço urbano. A visão do Ministério Público é que as ações de planejamento estão sendo tomadas. Foi importante também para que tivéssemos contato com os secretários e em qualquer eventualidade ter contato direto com os representantes do município. Pude observar ainda que já foram feitos os pedidos de autorização junto ao Corpo de Bombeiro e a Polícia Militar. A reunião de hoje deixa o Ministério Público tranquilo quanto à existência do planejamento dos órgãos de segurança publica para o período,” disse o promotor do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Vinícius Lameira Bernardo.

Participaram do encontro o Prefeito Dr. Adriano, o promotor do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), Vinícius Lameira Bernardo, com o comandante do 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel José Carlos Fernandes Torres, e o subcomandante do 25º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Marcelo Arêdes. Estiveram presentes ainda os secretários de Governo, Miguel Alencar, de Turismo, Paulo Cotias, de Saúde, Carlos Ernesto Dornellas, de Meio Ambiente, Mário Flávio Moreira, de Mobilidade Urbana, Everaldo Loback, de Ordem Pública, Jorge Marge, de Cultura, Milton Alencar Junior, secretário-adjunto de Desenvolvimento da Cidade, Fernando Frauches, além do superintendente de eventos, Clóvis Barbosa, e do presidente da Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf), Dario Guagliardi.

 

Mais lidas da semana