Mídias Sociais

Cidades

Prefeitura de Cabo Frio inaugura 1º Centro de Insuficiência Cardíaca da Região dos Lagos

Publicado

em

 

O município de Cabo Frio inaugurou o 1º Centro de Insuficiência Cardíaca da Região dos Lagos. O espaço funcionará inicialmente às segundas-feiras pela manhã, na Rua Governador Valadares, nº 22, bairro São Cristóvão, em anexo ao Hospital São José do Operário.

De acordo com a Prefeitura, o local já conta com um médico cardiologista, uma enfermeira especialista e mestre em insuficiência cardíaca, uma fisioterapeuta especialista em cardiologia e um técnico de enfermagem. A equipe contará ainda com outros profissionais essenciais ao manejo desse paciente, como nutricionista, psicológico e assistente social. O serviço possui também uma parceria para desenvolvimento acadêmico e científico com as Universidades Veiga de Almeida e Estácio de Sá.

“No estado do Rio de Janeiro só existe uma clínica especializada no tratamento de pacientes com essa doença, que funciona no município de Niterói, vinculada a Universidade Federal Fluminense (UFF) e atende esse público pelo SUS. Para a nossa cidade, ter um atendimento especializado é um avanço para a saúde da população cabo-friense ”, falou o médico cardiologista Anderson Wilnes, Coordenador do Centro de Atendimento ao diabético Hipertenso e Insuficiência Cardíaca (CADHi-IC).

A insuficiência cardíaca é uma doença considerada a via final de todas as doenças cardiovasculares e representa uma taxa de mortalidade de 18,01% Estado do Rio de Janeiro. A ideia é que com esse novo espaço, a população possa ter um acompanhamento adequado e mais qualidade de vida.  “A insuficiência cardíaca é uma doença limitante com significativo impacto socioeconômico, bem como alto índice de morbidade e mortalidade quando não há um monitoramento adequado. Com o novo centro, a secretaria de Saúde irá oferecer o atendimento multidisciplinar para esses pacientes para obter melhores resultados na adesão ao tratamento e, consequentemente, minimizar os efeitos epidemiológicos”, finalizou Anderson.

 

 

 

 

Mais lidas da semana