Mídias Sociais

Cidades

População é convidada a participar da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Cabo Frio

Publicado

em

 

Serão formados grupos de trabalho para discutir ações específicas que envolvam todos os usuários das vias públicas

 

Bertha Muniz

 

Com o intuito de trazer melhorias ao ordenamento do trânsito da cidade, a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da  Secretaria de Mobilidade Urbana convocou a população do município para participar da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PMU).

De acordo com o município, serão formados grupos de trabalho para discutir ações específicas que envolvam todos os usuários das vias públicas: pedestres, ciclistas e condutores de veículos.

Os munícipes que desejam participar dos grupos devem as perguntas no site da Prefeitura, através do botão “Plano de Mobilidade Urbana – Inscrição”. Neste formulário o cidadão vai preencher os campos com informações sobre o bairro em que mora ou onde tem interesse de ver melhorias, modo de deslocamento (como vai para o trabalho, escola, etc), avaliação da atual situação da mobilidade em Cabo Frio, entre outros. O conceito do PMU se refere às condições de deslocamento da população no espaço geográfico da cidade e aborda temas como acessibilidade, transporte coletivo, infraestrutura viária, entre outros.

Um dos tópicos mais importantes e que vai nortear o Plano é o tópico “Eixos temáticos”, no qual o interessado vai escolher os temas dos quais gostaria de participar nos grupos de discussão. Nesse ponto de preenchimento, os interessados devem considerar os assuntos que mais gosta e tem domínio, podendo escolher até três itens, que serão amplamente debatidos em dias escolhidos pela pessoa inscrita.
Os interessados em participar dos debates do Plano de Mobilidade Urbana e contribuir para o desenvolvimento da cidade com ideias têm até o fim do mês de setembro para se inscrever no site da Prefeitura. A partir daí, acontecerão encontros de capacitação dos inscritos.
A implantação do Plano é uma obrigatoriedade imposta às cidades brasileiras pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012). O Plano tem prazo para ficar pronto até dezembro de 2019. E em Cabo Frio ele já está sendo desenvolvido. O lançamento aconteceu dia 28 de junho, no auditório da Prefeitura.
“É uma longa empreitada e sua ajuda é valiosa. Será muito importante compartilhar experiências para melhorar a mobilidade da nossa cidade", destacou o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Branco.

Mais lidas da semana