Mídias Sociais

Cidades

Papai Noel vai enfrentar chuva e vento em todo o Rio de Janeiro nesse Natal

Avatar

Publicado

em

 

Frente fria vinda do Sul atingirá a região, trazendo chuva e queda de temperatura

 

 

Papai Noel já vem precavido para o estado do Rio, além do trenó, renas e gorro ele traz seu guarda chuva isso porque uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul provocará uma virada no tempo resultando com muita nebulosidade, chuva a qualquer hora e queda nas temperaturas. Especialmente na terça-feira (dia 25), o tempo fica bastante úmido com a entrada de ventos marítimos e a chuva vai ser frequente. Em Macaé, as chuvas marcam presença a partir do domingo.

 

No Rio Grande do Sul o vento chegou a atingir 100 km/h. Segundo o site Climatempo, há dados reais coletados de que uma forte área de instabilidade se desenvolveu e se espalhou rapidamente sobre o estado do Rio de Janeiro na tarde desta sexta-feira, 21 de dezembro. A chuva começou muito forte sobre a Região Serrana e logo avançou em direção a região de Macaé.

 

Na região rural de Nova Friburgo, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 58,8 mm em apenas uma hora (entre 12 horas e 13 horas). Na hora seguinte choveu mais 17,8 mm totalizando 76,6 mm em duas horas. Em Teresópolis foram 46 mm em três horas, entre 12 horas e 15 horas, pela medição do Cemaden - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais. A persistência da chuva por várias horas, com moderada a forte intensidade eleva o nível dos rios e pode causar alagamentos.

 

A animação das imagens captadas pelo satélite GOES 16 mostra as nuvens muito carregadas (manchas vermelhas e amarelas) que se desenvolveram sobre o estado do Rio de Janeiro. Diante da expansão desta instabilidade não se pode descartar pancadas de chuva moderadas a fortes sobre todo o estado do Rio de Janeiro, inclusive sobre o Grande Rio. Há risco de raios de fortes rajadas de vento, com até 70 km/h.

 

Ofim de semana ainda será marcado por bastante sol em todo o estado do Rio de Janeiro, mas as condições de chuva começam a aumentar com a aproximação de uma nova frente fria no domingo (23). Quem escolheu a Região dos Lagos para passar o fim de semana vai encontrar muito sol, calor intenso e praia o dia todo neste sábado (22).

 

O ar continua mais seco sobre a região e o Norte fluminense, sem previsão de chuva. Já o interior do estado fluminense, além da região de Angra dos Reis, Paraty e o Grande Rio, poderão ter algumas pancadas de chuva a partir da tarde. A expectativa ainda é de um dia de sol forte e muito calor e a chuva será rápida.

 

O domingo ainda será marcado por sol e calor, mas as mudanças no tempo começar a acontecer a partir da tarde com a nova frente fria. As condições para pancadas de chuva já serão maiores em todo o estado e há risco de temporais.

 

Tânia Garabini

Mais lidas da semana