Mídias Sociais

Cidades

Mutirão de cirurgias pediátricas será realizado neste sábado, 04, no Hospital da Mulher em Cabo Frio

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Um mutirão de cirurgia para crianças será realizado neste sábado, 04, no Hospital da Mulher, em Cabo Frio. A ação é realizada pela Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica e atenderá 11 crianças, obedecendo a ordem da fila de espera para cada tipo de cirurgia.

Os procedimentos ambulatoriais – para retirada de cistos, cirurgias de hérnia, de fimose e de testículos fora de lugar e de casos mais simples de hipospadia (uma anomalia congênita, em que o orifício uretral masculino se apresenta em local incorreto) – são os mais frequentes nesses mutirões, por serem de curta duração e geralmente não requerer a internação do paciente. Após o procedimento, este permanece, em geral, apenas por algumas horas no hospital, em observação, e recebe alta no mesmo dia. Posteriormente retornará ao serviço para curativos e novas avaliações.

Em Cabo Frio, além dessas cirurgias, estão programadas três frenectomias, que é a remoção cirúrgica do freio lingual ou labial. Esse procedimento é realizado quando o freio causa retração gengival, dificuldades de higienização e problemas periodontais.

“Cabo Frio conta, hoje, com 40 crianças na fila de espera por esses tipos de cirurgias. Atualmente, a secretaria realiza seis cirurgias pediátricas a cada 15 dias, totalizando 12 intervenções mensais. O mutirão vai desafogar essa espera e permitir que avancemos ainda mais no atendimento cirúrgico às crianças. Todo o processo de marcação e agendamento das cirurgias que serão realizadas ocorreu no Posto de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga que, inclusive já avisou às mães sobre a data do mutirão”, explicou o secretário municipal de Saúde, Marcio Mureb.

Mais lidas da semana