Macaé está marcando presença na 6ª Conferência Estadual das Cidades do Estado do Rio de Janeiro. Ao todo, 75 municípios estão participando do evento, que teve início na última segunda-feira (11) e vai até a próxima quarta-feira (13). Um das propostas do encontro é debater o momento para a construção de políticas urbanas e propor diretrizes para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano.
O governador do Rio, Cláudio Castro, esteve presente na abertura da conferência. Macaé está sendo representada no evento pelo secretário de Governo, Juninho Luna. “Mais do que um evento, é uma oportunidade de unir forças para pensar políticas públicas mais justas, sustentáveis e inclusivas, garantindo que o desenvolvimento urbano aconteça com planejamento, equidade e respeito às pessoas”, destacou.
Além da Secretaria de Governo, Macaé também esteve presente com representantes de outras áreas como Desenvolvimento Econômico, Mobilidade Urbana, Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (EGIM).
Ao todo, cerca de 6.350 pessoas estiveram envolvidas nas etapas municipais, realizadas em 75 cidades fluminenses. Juntas, elas representam cerca de 15 milhões de habitantes, o correspondente a 94% da população do estado. Foram reunidas mais de 500 propostas em áreas como habitação, mobilidade urbana, saneamento, meio ambiente, transformação digital, segurança pública e justiça social.
A programação da conferência inclui painéis temáticos, grupos de trabalho, rodas de conversa e exposições de artesanato, culminando com a eleição dos delegados que representarão o estado na conferência nacional e a posse dos novos conselheiros do Conselho Estadual das Cidades (CEC-RJ).
Participam da conferência, além de gestores públicos, lideranças comunitárias, universidades e organizações da sociedade civil.