Mídias Sociais

Cidades

Moradores de Búzios continuam questionando a ação do Inea de fechar o Aeroporto de Búzios

Avatar

Publicado

em

 

Moradores do bairro Marina e Rasa, em Búzios, continuam questionando a ação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). No último mês de junho, após a reabertura do Aeroporto de Búzios, o Inea acabou fechando o local por falta das licenças ambientais, obrigatórias, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria Estadual do Ambiente, impede que haja qualquer tipo de operação no local.

Partindo da regra aplicada no Aeroporto de Búzios, alguns moradores se questionam em relação a concessionária de águas Prolagos, que, de acordo com a Prefeitura Municipal joga esgoto no canal da Marina e não recebem  do Inea nenhum tipo de intimação ou multa por essa prática.

Alexandre Motta, morador da Marina: “Eu não acho justo porque o que ele (Inea) teria de interditar mesmo é a Prolagos por jogar esgoto no mar. Isso o Inea não faz”.

De acordo com a Prolagos, a explicação é: o que é jogado não é esgoto, e sim um efluente tratado. Efluente seria o resíduo que sobra do esgoto tratado na Estação de Tratamento de Esgoto, e que essa prática é comum e licenciada.

"Acho um absurdo tanta preocupação com o aeroporto, que poderia estar trazendo turismo pra cidade, e ao mesmo tempo nenhuma ação, ao menos que vejamos, com aquele esgoto que cai ali na Marina. Um cheiro horrível, que envergonha quem entra em Búzios. Meu pai conta que pescava ali. Agora aquela água preta e fedida", opinou a Tasmara Alameda, moradora da localidade.

O que se percebe ao passar pelo Canal da Marina é o despejo de água de cor preta com péssimo odor, que pode ser sentido de dentro de veículos em movimento. Mesmo diante da explicação técnica da Prolagos, a população não parece acreditar que o que está sendo lançado no canal não é nocivo ao ambiente e aos banhistas e reivindicam do Inea um posicionamento.

Sebastião Gonçalves, morador da Rasa: “Eu fiquei sabendo. Não concordo com isso. O Inea deveria interditar a Prolagos que ganha muito dinheiro e não trata o esgoto como Búzios precisa”.

Roberto Júnior, morador da Marina: “Sim, fiquei sabendo. Pelo pouco que eu sei não entendi bem o porquê mexeu nesse aeroporto e não mexe com a prolagos que está destruindo o canal da Marina? Poluindo nossas praias”.

O Diário da Costa do Sol tem tentado contato com o Inea desde a última segunda-feira e até o fechamento da edição não obteve resposta.

Mais lidas da semana