Mídias Sociais

Cidades

Modelo hidrodinâmico da laguna de Araruama é apresentado a comitiva do entorno do manancial

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

O modelo do projeto hidrodinâmico, que está em elaboração para ser aplicado na despoluição da laguna de Araruama, foi apresentado nesta semana a uma comitiva composta por técnicos integrantes das prefeituras do entorno do manancial e representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Consórcio Lagos São João e do Comitê de Bacias Hidrográficas.   A apresentação aconteceu no Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, e no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), na Praia Vermelha, no Rio de Janeiro à convite da concessionária de água e esgoto da região.

Durante o encontro, foi explicado que para fazer o mapeamento da Laguna de Araruama está sendo utilizado o Sistema Base de Hidrodinâmica Ambiental (SisBahia) desenvolvido pelo professor Paulo Rosman, da Coppe/UFRJ. Foi dado um panorama de como o modelo para a Região dos Lagos está sendo montado utilizando, para isso, uma série de dados físico-químicos e biológicos como: temperatura, ventos, salinidade, fitoplâncton, quais saídas de esgoto que não são captadas para dentro da lagoa, entre outras informações.

“Foi de extrema importância a nossa ida às universidades porque foi a primeira vez que todos esses técnicos se reuniram para ver o panorama geral desse modelo. É uma grande conquista para a região porque todos os dados possíveis estão sendo coletados para gerar a modelagem matemática da lagoa”, explicou o coordenador de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mario Flavio Moreira.

A partir do modelo local será possível simular todos os efeitos das dragagens, alcance das plumas de contaminação do esgoto, o tempo de renovação de água da lagoa, dentre outras demandas. A dragagem será realizada pelo Inea, que possui a Deliberação Ceca nº 6.261 de 16 de abril de 2019, que expediu a Licença de Instalação (LI) nº IN030420 para as intervenções de dragagem na Laguna de Araruama em São Pedro da Aldeia e Cabo Frio. O processo licitatório já foi iniciado pelo órgão e será acompanhado pela Prefeitura.

Mais lidas da semana