Mídias Sociais

Cidades

Internada há 9 dias, vítima de acidente de trânsito em Rio das Ostras sofre na fila de espera por cirurgia complexa

Bertha Muniz

Publicado

em

 

Uma jovem, de 24 anos, está internada em estado grave há pouco mais de uma semana no Hospital Municipal de Rio das Ostras, onde aguarda por uma cirurgia no fêmur e na bacia, fraturados em um acidente de carro. Aquila Quéren de Souza Silva foi socorrida para a unidade de saúde na madrugada do dia 23 abril, após o carro em que ela estava se envolver em uma colisão com outros dois veículos, um deles uma van.

Segundo a prefeitura de Rio das Ostras, o município não dispõe, na rede pública, de condições de fazer a cirurgia da paciente. Desta forma, Aquila foi inscrita na Central do Estado para saber qual hospital poderá realizar o procedimento.

Enquanto a cirurgia não acontece, a jovem sente dores insuportáveis e conta as horas para o fim do sofrimento. Segundo parentes de Aquila, médicos do hospital explicaram que existem veias perto dos locais fraturados que podem se romper a qualquer momento.

“Devido ao fato dela fazer movimentos e demora da transferência, ela pode vir a óbito. Já tentamos até pagar essa cirurgia, mas o valor é de 100 mil reais e fica impossível. Ela tá está desde terça-feira passada esperando operar e ninguém faz nada, correndo risco de morte e o hospital só fala que temos que esperar, pois eles não têm previsão de quando podem transferi-la  e fazer a operação Estamos na mão do SUS que sabemos que é tudo mais difícil”, disse o cunhado de Aquila.

Por meio de nota, a prefeitura de Rio das Ostras informou que a paciente está  internada no Hospital Municipal, no setor de Clínica Cirúrgica, e inscrita na Central de Regulação do Estado, aguardando vaga para transferência para fazer a operação. Enquanto isso, segundo o documento, Aquila está sendo assistida pela equipe médica do Hospital que passa as informações diariamente para a família. Embora não tenha como afirmar, pois o município depende da Central de Regulação, a previsão é de que a transferência seja feita até o final desta semana.

Mais lidas do mês