Mídias Sociais

Cidades

Miguel Alencar afirma que atual gestão de Cabo Frio quer propor soluções para problemas oriundos desde 2015

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Há nove meses à frente da Secretaria de Governo, Miguel Alencar, que foi eleito como vereador nas últimas eleições, afirma viver uma experiência única junto ao Executivo e que pretende continuar trabalhando em parceria com a atual administração para o desenvolvimento da cidade. Ele fez um balanço do trabalho que vem sendo realizado pelo executivo e garante que a atual gestão tem feito um trabalho de excelência para arrumar a casa, que foi encontrada com diversos problemas oriundos desde a crise, que o município enfrentou em 2015.

Previsão orçamentária para 2020

O Orçamento do município foi aprovado, nesta semana, pela Câmara dos Vereadores, com a estimativa de receitas e despesas da administração pública no valor de R$ 956 milhões, 71 milhões a mais que para 2019.

De acordo com Miguel, essa é uma previsão, e o município nunca sabe o que vai acontecer, de fato. Mas, a atual gestão está trabalhando para não só manter essa arrecadação como até aumentar, através de projetos como o pólo Industrial, aumento de arrecadação de IPTU, Geoprocessamento, parcerias publico-privadas, receitas através de emendas com parcerias entre o Estado e o Governo Federal, entre outros.

Mas, caso ocorra alguma crise inesperada, a gestão também está preparada para atuar de forma rápida e coerente para que o município não fique desguarnecido.  "Não fazendo uma crítica, mas em 2015, levaram muito tempo para tomar algum tipo de atitude em meio a crise, que o município enfrentou", frisou o Secretário.

Sobre o suposto aumento da folha salarial, que vem sendo divulgado pelas redes sociais. O Secretário explicou que existe uma determinação do Tribunal de Contas para que cada Secretaria assuma a sua folha. Antigamente algumas secretarias estavam concentradas na Secretaria de Administração, agora cada Secretaria assume a sua folha. Ou seja, tem essa percepção de aumento, mas não tem previsão de aumento de funcionário.

Pagamento de salários e 13º

Para os servidores, Miguel deu uma notícia boa e outra ruim. Segundo ele, o município não está medindo esforços para conseguir pagar pelo menos uma parte do 13º salário dos servidores ainda este ano. Acredita-se que os profissionais da educação consigam receber por terem verba própria, mas, aos poucos todos irão receber conforme arrecadação municipal.

A notícia boa, é que já dentro da previsão orçamentária de 2020, ele acredita que a partir de fevereiro a situação do pagamento dos salários esteja totalmente regularizada e todos os servidores, passam a receber regularmente até o 5º dia útil de cada mês.

Governo está trabalhando para arrumar a casa

Para Miguel, o Governo Dr. Adriano veio com uma proposta de mudança. Por isso, sua principal meta é pagar os débitos, que o município vem acumulando, desde a crise de 2015. Essa meta acaba não sendo muito percebida pela população, tendo em vista, que é uma organização interna da casa.

"Cabo Frio teve anos bons, mas depois de 2015, a cidade se encontra em crise. Mesmo a arrecadação sendo alta, a despesa é muito grande. São débito com servidores, com empresas, precatórios, entre outros, que tornam o trabalho difícil. Estamos nos esforçando ao máximo para pagar todo o débito, que existe para iniciar projetos, que só serão possíveis a médio e longo prazo", frisou Miguel reafirmando que apesar dos débitos não terem sido criados pela atual gestão, o Governo veio para resolver.

Apesar das dificuldades, o Secretário acredita que a partir de fevereiro, a população já começará a observar algumas ações positivas visíveis como a reforma do Ginásio do Jardim Esperança, que está abandonado desde 2015, a manutenção dos postos de saúde, que também devem receber equipamentos novos, através de uma emenda federal, o acerto da folha salarial, que é uma das prioridades do Governo e de imediato, já estão vendo a operação de recapeamento, que está sendo realizada em toda a cidade.

"Desde 2012, quando o município recebeu o projeto do Governo Estadual "asfalto na sua porta", que o município não recebe uma operação deste porte, acontecendo em toda a cidade, o recapeamento, além das operações tapa buraco. Ainda não é o suficiente, mas estamos trabalhando para fazer o melhor para a população", garantiu.

Reeleição

Ao falar em projetos de médio e longo prazo, Miguel Alencar garante que o Governo Dr. Adriano está disposto e confiante para as eleições de 2020.

"Dr. Adriano entrou em uma eleição suplementar. Hoje ele tem um grupo político, um corpo de secretariado participativo e entendo que é um dos principais candidatos. A população tem percebido, que a gestão teve pouco tempo a frente do Executivo e que precisa de mais tempo para trabalhar"

Voltando para o Legislativo

Em Abril, Miguel voltará a assumir sua cadeira do legislativo visando atender a lei para disputar novamente uma cadeira no Legislativo. Mas, garante que continuará mantendo contato com o Executivo e buscando o melhor para a cidade.

Ele entende que foi uma experiência única. "Você consegue ter uma visão muito maior do que é o Executivo e entender como a máquina funciona e as dificuldades de governar. É um aprendizado para uma vida política daqui pra frente", ressaltou, anunciando que já recebeu um pré-convite para reassumir a pasta, no caso de uma reeleição.

Sobre o nome que assumirá sua cadeira, enquanto retorna para o Executivo, Miguel deixou o suspense no ar. "Ainda não definimos um nome, mas será uma pessoa indicada por mim e pelo prefeito para dar continuidade ao trabalho".

 

 

Mais lidas da semana