Mídias Sociais

Cidades

Meio ambiente encontra rastro de caçadores no Parque do Mico-Leão-Dourado em Cabo Frio

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

O Parque do Mico-Leão-Dourado, localizado no Distrito de Tamoios, em Cabo Frio, tem sofrido não só com a invasão ilegal de terras, mas também com a atuação de caçadores. Recentemente, os agentes da Coordenadoria de Assuntos Fundiários e da Secretaria do Meio Ambiente estão se deparando com os danos causados por caçadores.

Segundo a fiscalização, a principal hipótese é que esses caçadores estejam capturando os filhos de mico e matando a população adulta. Apenas durante uma operação realizada nesta quinta-feira, 25, dois animais mortos a tiros foram encontrados nas áreas próximas às invasões.

“Nossas equipes estão quase que diariamente no Parque para coibir as invasões, que são frequentes e reincidentes, mas e essa ação contra os micos, de matar os animais, é uma situação nova.  Já vínhamos monitorando a captura de filhotes para a comercialização, mas apenas na ação desta quinta-feira, encontramos dois animais mortos próximos à área invadida”, afirmou o coordenador de assuntos Fundiários, Ricardo Sampaio.

 

O Parque Natural Municipal

 

Criado em 1997, o parque é uma unidade de proteção integral dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Bacia do Rio São João, que tem por objetivo a defesa dos últimos remanescentes florestais do bioma Mata Atlântica. Além de promover pesquisas científicas, o local também é destinado à educação ambiental e ao turismo ecológico.

Apenas na atual administração é que foi criado o Conselho Gestor do Parque, que definiu prioridades e o planejamento de ações.  Além da recuperação física da sede, o Parque vem recebendo um trabalho de cercamento em todo o seu perímetro, ações possibilitadas com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

A população pode denunciar crimes ambientais pelo e-mail secmacabofrio@gmail.com e invasões de áreas públicas ou de proteção ambiental pelo e-mail cogeafcabofrio@gmail.com.  O anonimato é garantido.

 

Mais lidas da semana