Mídias Sociais

Cidades

Medidas emergenciais são tomadas para adequação da Orla do Peró à Bandeira Azul, em Cabo Frio

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Algumas medidas emergenciais estão sendo tomadas para garantir que a Orla do Peró, em Cabo Frio, esteja dentro dos padrões necessários, no dia do hasteamento da Bandeira Azul, marcado para acontecer no próximo dia 25 de novembro.

Equipes da Coordenadoria do Meio Ambiente, da Secretaria de Obras Públicas, da Comsercaf e da Prolagos, estiveram na manhã desta quarta-feira, 17, no trecho da Praia do Peró certificado pela Bandeira Azul, para uma vistoria emergencial, após ser detectado um vazamento de esgoto, no último fim de semana. O problema teria sido causado pela sobrecarga da rede, causada pelo descarte das caixas de gordura dos quiosques nas caixas de passagem que fazem a ligação com a rede de esgoto. Foi constatado que são poucas caixas de passagem para a quantidade de quiosques e que elas ficam instaladas em locais de difícil acesso.

Diante do diagnostico, ficou acordado que será feita uma limpeza prévia de todos os acessos à rede de esgoto e construídas mais oito caixas de passagem, além da adequação das já existentes, para criar mais pontos de ligação com a rede de esgotamento e minimizar a possibilidade de entupimentos.

“Essa é uma obra emergencial, ou seja, paliativa, para que não venha ocorrer nenhum problema que afete a nossa certificação Bandeira Azul.  A partir de março de 2019, com o fim da alta temporada, realizaremos as obras definitivas, com a abertura de uma rede de esgotamento sanitário paralela, dando vazão à todo o descarte da região, acabando de vez com os entupimentos” informou o coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura de Cabo Frio, Mario Flavio Moreira.

A obra promete ser uma ação breve, sem trazer transtornos aos moradores e visitantes. “É uma obra relativamente fácil e de rápida execução.  Precisamos apenas adequar as caixas de passagem existentes e instalar as novas unidades.  Já que vamos ter que mexer no calçamento para ter acesso à rede, faremos, também, a recuperação da pavimentação”, afirmou o diretor de obras da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Keiter da Fonseca;

A Comsercaf também participará dos trabalhos, disponibilizando homens e máquinas para acelerar o andamento da obra.


 

Mais lidas do mês