Mídias Sociais

Cidades

Mancha escura na água da Praia do Forte é resultado do acúmulo de algas após fim de semana chuvoso

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Uma vistoria foi realizada no canto esquerdo da Praia do Forte nesta quarta-feira, 22, para avaliar a mancha escura, que mudou a coloração de parte da água do mar no início da semana. A alteração se deu pelo acúmulo de algas devido ao grande volume de chuva que assolou a região no fim de semana e fez com que algas se desprendessem do fundo da Laguna de Araruama.

De acordo com a coordenadoria de Meio Ambiente de Cabo Frio, a mancha já está se dissipando e não há motivos para preocupação.

“O excesso de matéria orgânica proveniente dos altos índices pluviométricos dos últimos dias removeu o fundo da Laguna e as algas se acumularam nas redes de captação de águas pluviais, dando origem a essa mudança de coloração. Essa cor mais escura da água ocorreu de Araruama até Cabo Frio devido a abertura das comportas, e fica mais evidente aqui porque o Canal do Itajuru é a única ligação da laguna com o mar e, com a maré vazante, a água da Laguna retornou pelo canal e acabou chegando à praia. Nossa expectativa é que a mancha desapareça de forma natural”, explicou o Coordenador de Meio Ambiente, Mario Flavio.

Ainda de acordo com a Coordenadoria de Meio Ambiente, a equipe da pasta está percorrendo as praias da cidade para monitorar se há vazamento de esgoto sem chuvas, o que não pode acontecer.

Mais lidas do mês