Macaé contou com uma grande mobilização de pessoas no último final de semana para as inscrições gratuitas do curso de T-HUET. Segundo informações, o Centro de Convenções Roberto Marinho contou com uma presença em grande escala de macaenses que buscam qualificação profissional. Foram preenchidas 1.132 vagas de acordo com os dados oficiais divulgados pelo poder público.
O curso possui certificação internacional OPITO (Offshore Petroleum Industry Training Organization) e será ofertado de forma gratuita à população por meio da Secretaria Executiva de Qualificação Profissional. O preenchimento das vagas obedeceu à ordem de chegada no ato da inscrição presencial, algo que já havia sido explicado pelo poder público anteriormente.
“Estamos comprometidos em ampliar o acesso à qualificação profissional com foco nas demandas reais do setor offshore. A oferta gratuita do curso de T-HUET com certificação internacional OPITO representa um investimento direto na empregabilidade dos macaenses. Queremos garantir que nossos trabalhadores estejam preparados para atuar com segurança e excelência, atendendo aos mais altos padrões exigidos pela indústria”, destacou a secretária de Qualificação Profissional de Macaé, Rebeca Madureira.
De acordo com os organizadores, o curso de T-HUET terá duração de um dia. Nele serão realizadas atividades teóricas e práticas, sendo obrigatória a aprovação em ambas as etapas para a certificação do participante. O material didático necessário à parte teórica será fornecido pela empresa executora.
A certificação OPITO confere credibilidade e reconhecimento internacional, assegurando que o conteúdo programático seja ministrado em conformidade com as melhores práticas da indústria offshore, com elevado nível de realismo nas atividades práticas, foco em segurança do treinando e critérios de excelência que possibilitam o reconhecimento por empresas como a Petrobras.
O curso tem por objetivo principal qualificar e preparar o cidadão macaense para os procedimentos de segurança exigidos em situações de emergência e escape de helicópteros submersos em ambiente aquático.
Do total de vagas ofertadas, 57 são reservadas para pessoas com deficiência (PcD), em atendimento ao percentual de 5%, nos termos da legislação vigente. O resultado final será dia 16 de julho no site da Prefeitura de Macaé.