Mais de 200 metros de redes de pesca foram apreendidos durante mais uma ação da Guarda Marítima e Ambiental com o intuito de manter o período do defeso na Lagoa de Araruama.
Esta operação foi realizada, após uma denúncia anônima, de que estava sendo realizada a pesca ilegal na Lagoa, na altura do bairro Praia do Siqueira. No local, os guardas encontraram duas redes do tipo tróia, duas de arrasto e três de espera.
Além de Cabo Frio, participaram da ação agentes das cidades de Araruama, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande. Eles tiveram apoio de quatro viaturas e duas embarcações.
As fiscalizações tem sido constantes desde o início do defeso total da Lagoa de Araruama, iniciado em 1 de agosto. Até 31 de outubro, todas as atividades relacionadas à pesca estão proibidas, sejam elas profissionais, amadoras ou de lazer. O defeso é uma ferramenta de ordenamento que garante a reprodução e reposição dos peixes e crustáceos no ambiente.
A lagoa abrange os municípios de Cabo Frio, Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo. O defeso cumpre a Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA número 2, de 16 de maio de 2013, fruto da articulação do Consórcio Intermunicipal Lagos São João com pescadores e ministérios envolvidos e se aplica a toda a extensão da lagoa.