Mídias Sociais

Cidades

Mais de 200 metros de redes de pesca são apreendidos em operação na Lagoa de Araruama

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Mais de 200 metros de redes de pesca foram apreendidos durante mais uma ação da Guarda Marítima e Ambiental com o intuito de manter o período do defeso na Lagoa de Araruama.

Esta operação foi realizada, após uma denúncia anônima, de que estava sendo realizada a pesca ilegal na Lagoa, na altura do bairro Praia do Siqueira. No local, os guardas encontraram duas redes do tipo tróia, duas de arrasto e três de espera.

Além de Cabo Frio, participaram da ação agentes das cidades de Araruama, São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande. Eles tiveram apoio de quatro viaturas e duas embarcações.

As fiscalizações tem sido constantes desde o início do defeso total da Lagoa de Araruama, iniciado em 1 de agosto. Até 31 de outubro, todas as atividades relacionadas à pesca estão proibidas, sejam elas profissionais, amadoras ou de lazer. O defeso é uma ferramenta de ordenamento que garante a reprodução e reposição dos peixes e crustáceos no ambiente.

A lagoa abrange os municípios de Cabo Frio, Araruama, Saquarema, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo. O defeso cumpre a Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA número 2, de 16 de maio de 2013, fruto da articulação do Consórcio Intermunicipal Lagos São João com pescadores e ministérios envolvidos e se aplica a toda a extensão da lagoa.

Mais lidas da semana