Mídias Sociais

Cidades

Linha T12 passa por alterações para atender também ao Bosque Azul

Avatar

Publicado

em

 

A linha de ônibus T12 (Terminal Cehab x Novo Hospital – Via Linha Azul) começará a circular com um novo itinerário a partir do próximo sábado (18). As alterações no itinerário têm o intuito de atender os usuários do transporte público dos bairros Ajuda de Baixo, Bosque Azul, Verdes Mares e Linha Azul. O novo roteiro também funciona como um complemento da linha T13 (Terminal Cehab x Terminal Parque de Tubos) neste trecho, já que a demanda por coletivos no local aumentou com a chegada dos moradores ao novo condomínio do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

A linha T12, que é circular, conta com dez coletivos, sendo cinco em cada sentido, alternando-se entre a passagem pela Linha Azul e pelo Terminal Central. Os ônibus têm frequência estimada de dez em dez minutos, sendo que, a cada intervalo intercalam-se ônibus via Linha Azul e via Terminal central.

O secretário de Mobilidade Urbana, Júlio Antunes, enfatizou a importância de dar mais opções aos usuários do transporte coletivo se deslocarem, em especial por se tratar de uma linha que atenderá também as famílias sorteadas e que irão ocupar os imóveis do Condomínio Bosque Azul.

- Em pouco mais de três meses da reativação da linha T13, ela já se tornou uma das linhas com maior número de usuários. A alteração do itinerário da T12, neste trecho, nos permite oferecer mais opções e, consequentemente, agilizar o deslocamento destes passageiros – disse.

Prova da crescente demanda pelo transporte público na região, é que a linha T13, que opera com quatro coletivos circulando com frequência estimada de 30 em 30 minutos, tem uma média de 2 mil passageiros/dia. Sendo assim, a complementação com os ônibus da linha T12 permitirá que os passageiros tenham mais conforto e ônibus rodando com intervalos menores.

Levantamento – A alteração na rota da linha T12 foi definida após um estudo de demanda que levou em consideração dois pontos: o aumento populacional na região do Bosque Azul e Verdes Mares e o fato de os passageiros que embarcam na Estrada do Imburo, na região da Ajuda de Cima, utilizarem mais as linhas T23 (Terminal Lagomar x Terminal Parque de Tubos – via Linha Azul) e T23A (Terminal Lagomar x Cavaleiros/Firmas – via Linha Azul).

Desta forma, foi possível concluir que os usuários que embarcam e desembarcam neste trecho da Estrada do Imburo transitam, em especial, para regiões como a Granja dos Cavaleiros, o Novo Cavaleiros e o Parque de Tubos, onde grande parte destas pessoas trabalha ou estuda. Sendo assim, os coletivos da linha T23 não terão alterações no itinerário.

Itinerário – A partir da alteração no itinerário da T12, os ônibus desta linha que passarem pela Linha Azul seguirão a seguinte rota:

IDA: Terminal Cehab; Avenida Hildebrando Alves Barbosa; Rua do Incra; Rua Três; Rua Seis, Rua Cinco; Rua Oito; Rua Projetada Dois; Condomínio Bosque Azul; Rua Falcão; Rua Gavião Real; Linha Azul até contorno no semáforo do Bosque Azul; Linha Azul sentido Trevo das Bandeiras; RJ-168 e HPM.

VOLTA: HPM; RJ-168; Linha Azul; Rua Gavião Real; Rua Falcão; Condomínio Bosque Azul; Rua Projetada Dois; Rua Oito; Rua Cinco; Rua Seis; Avenida Hildebrando Alves Barbosa e Terminal Cehab.

Mais lidas da semana