Mídias Sociais

Cidades

Licenças para comércio são suspensas em toda a área do Parque Estadual da Costa do Sol

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

O novo chefe do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), Marcelo Morel, anunciou a suspensão de todas as licenças para comércios nas praias e áreas, que fazem parte da área de proteção do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS). A decisão cumpre as recomendações do Ministério Público Federal, Estadual e Municipal, sobre o ordenamento das praias.

Nas zonas de amortecimento, vizinhas ao parque, a responsabilidade é da Superintendência do INEA e das prefeituras: "Os comércios na faixa de areia das praias parqueadas estão com os meses contados. Vão ter que subir, negociando com os proprietários ou com a prefeitura. Esta não é uma exigência da chefia do parque, é uma decisão jurídica nacional. Qualquer licença não dá direito ao comerciante de cometer crimes contra os recursos naturais", explicou Morel.

A medida afetará cerca de mil licenças concedidas no último ano, entre elas quiosques e ambulantes das praias que vão de Saquarema a Búzios, área que pertence ao Parque. Entre as praias estão João Fernandes, Azeda e Azedinha, Tartaruga, Caravelas e Brava, em Búzios; Prainhas, Forno e Massambaba, em Arraial do Cabo; e, Conchas, no Peró, em Cabo Frio.

"Com a enxurrada de licenças, perdeu-se o controle do comércio nas áreas protegidas do parque. A nova regularização será feita por micro regiões e terá acompanhamento direto do Ministério Público estadual e federal. Não vamos admitir mais comércio em faixas de areia", afirmou Morel, após informar a sua decisão ao presidente do INEA, Cláudio Dutra.

A medida terá tolerância até a Semana Santa para ser aplicada de forma mais rígida, porém, caso haja qualquer ocorrências neste período, os licenciados poderão ter suas licenças suspensas antecipadamente.

 

 

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Avenida Atlântica, 2.500, sala 22 – Cavaleiros – Macaé/RJ

cliquediario@gmail.com
(22) 2765-7353

Mais lidas da semana