Mídias Sociais

Cidades

Game educativo ajuda no aprendizado dos alunos da rede municipal de Rio das Ostras

Avatar

Publicado

em

 

Um jogo educativo está ajudando os alunos da rede pública municipal de Rio das Ostras que pretendem ingressar no Ensino Médio. E neste mês, o jogo Top 9 – Estudos Avançados começou para cerca de 1.700 alunos de 13 escolas da rede municipal.

Segundo a prefeitura, o projeto, iniciado em 2015, é uma ferramenta que estimula o aprendizado e prepara os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental para as provas de ingresso no Ensino Médio.

A prefeitura esclarece ainda que o Top 9 utiliza a familiaridade dos adolescentes com os games e, por meio de uma plataforma virtual, realiza testes de aferição de conhecimentos.

“Fizemos alguns ajustes para deixar a plataforma mais rápida e melhorar a acessibilidade. Nossa equipe também ampliou o conteúdo oferecido no game, incluindo novas aulas e questões. A parceria com os professores de Língua Portuguesa, Matemática e das salas de informática são fundamentais para o sucesso do projeto”, afirma Valéria Bragança, diretora do Departamento de Avaliação Educacional, responsável pelo Top 9.

Professor da sala de informática do Colégio Municipal Professora América Abdalla, Celso Tavares, acompanhou o bom resultado dos alunos que participaram do game educativo no ano passado.

“Foi muito interessante ver os estudantes formando grupos de estudo para melhorar o desempenho no jogo. Muitos deles estão habituados a utilizar a internet apenas para o entretenimento e agora descobrem que o mundo virtual pode ser usado na aquisição de conhecimento”, explica Celso.

Durante o primeiro acesso ao jogo educativo no Abdalla na última segunda-feira, 11, os alunos falaram de suas expectativas.

“Gosto muito de games e também de estudar assistindo a aulas virtuais. Estou bem animado para participar do Top 9. Acredito que o jogo vai me estimular a aprender ainda mais”, diz Matheus Oliveira, de 16 anos.

“Desde o ano passado, quando o Top 9 começou, tinha curiosidade de saber como funcionava. Sou muito estudiosa e vou aproveitar os horários vagos para me dedicar ao game”, planeja Joyce Couri, 14 anos, que sonha ingressar Instituto Federal Fluminense (IFF).

 

Top 9 – A prefeitura, a game reúne questões referentes às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e pode ser acessado por meio de celulares, tablets e computadores.

O game educativo é composto por três módulos, Básico, Intermediário e Avançado, com 5 níveis progressivos de dificuldade. Na plataforma virtual existem três rankings que medem, respectivamente, as pontuações individuais, de turmas e de escolas.

Também participam do Top 9 os alunos da Correção de Fluxo, ou seja, que cursam simultaneamente o 8º e 9º anos como forma de diminuir a distorção entre a idade que possuem e a série que cursam.

A prefeitura informa que todos os estudantes receberam login e senha individuais para participar do Top 9, e que os alunos jogadores devem ultrapassar diferentes níveis, com graus crescentes de dificuldade, para ganhar pontos.

Tunan Teixeira

Mais lidas da semana