Mídias Sociais

Cidades

Festa dos Pescadores de Macaé termina com procissão religiosa e muita diversão

Publicado

em

 

O Mercado Municipal de Peixes de Macaé recebeu nesse domingo, 30 de junho, a tradicional procissão marítima da Festa dos Pescadores, encerrando a programação de 3 dias para celebrar o Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores, no último dia 29.

De acordo com a prefeitura, o evento reuniu muitas famílias e devotos, quer aproveitaram diversas atrações ao longo de toda a programação, até a procissão, que saiu da Colônia de Pescadores Z3, na Imbetiba, até o cais do mercado.

“Com cores diversas, criatividade e originalidade, 13 embarcações participaram do concurso da festa religiosa”, contou o município.

Antes da procissão, os participantes fizeram questão de caprichar nas ornamentações especiais, que foram julgadas por uma comissão responsável por escolher os ganhadores dos prêmios para os 3 melhores, na soma de 3.300 reais.

Presente ao evento, o prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CIDADANIA), agradeceu aos pescadores, que somam 1.500 profissionais na cidade e que são responsáveis por fornecer cerca de 250 toneladas de pescado para a região e o país.

“A Festa dos Pescadores em Macaé é um evento tradicional de cultura e celebração da importância da pesca do nosso município, que abastece a região e o país. Parabenizo a todos que se dedicam à essa frente de trabalho pelo Dia do Pescador”, completou o secretário adjunto de Pesca e Aquicultura, Jair Barcelos.

Em 2023, a pasta adjunta foi responsável pela cobertura do cais do Mercado, que beneficia o escoamento da pesca, contribuindo para o trabalho dos profissionais que atuam no local, além de atender embarcações ligadas ao setor offshore.

Segundo a prefeitura, as obras contaram também com a recuperação estrutural do cais, com uso de argamassa coloidal, específica para aplicação na água, além da construção da cobertura em concreto armado com iluminação e reforço do piso.

Além dos moradores e pescadores, a festa recebeu elogios de turistas como Gelson da Silva, morador de Niterói, que foi assistir a procissão desse domingo e disse que gostou do que viu, além de se sentir tocado pelo evento.

“Macaé é um lugar bonito com o encontro do rio com o mar. A procissão marítima me repassou uma mensagem bem positiva de fé”, disse Gelson da Silva.

Além do evento religioso, quem esteve no Mercado de Peixes pode aproveitar as atrações musicais e culturais do domingo, além de brincadeiras para as crianças, e a entrega da premiação da procissão.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana