Mídias Sociais

Cidades

Ferramenta de áudio para deficientes visuais é implantada no Portal da Câmara de Cabo Frio

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

A Câmara Municipal de Cabo Frio disponibilizou um novo recurso no seu site com o intuito de oferecer mais acessibilidade a pessoas portadores de deficiência auditiva. Agora, as notícias publicadas no portal serão convertidas em áudio com locução natural e que diferencia palavras de imagens.

De acordo com a presidência da Casa Legislativa, o plug-in não ajudará somente pessoas com baixa visão ou com deficiência visual severa, mas também as que conseguem ver, mas são analfabetos funcionais, idosos,leitores com dificuldades para compreender textos escritos, usuários que preferem ouvir ao invés de ler e até mesmo as que no dia a dia estão em movimento.

“Meu foco sempre vai ser a acessibilidade e inclusão. Muitas pessoas com deficiência visual não navegam na web por falta de acessibilidade,mas também há outras que estão em um nível muito básico de alfabetização, não conseguem interpretar um texto por meio da leitura, mas estão bem adaptadas ao áudio, por isso considero importante mecanismos como esse”, disse Luis Geraldo,presidente da Câmara.

Inicialmente, o recurso está disponível somente para as notícias veiculadas pelo portal da casa legislativa, mas de acordo com o Legislativo, a meta é expandir a presença da mesma para todas áreas possíveis do portal oficial da casa.

Mais lidas da semana