Mídias Sociais

Cidades

Feriado prolongado anima população

Avatar

Publicado

em

 

Nada melhor do que começar uma semana sabendo que será um pouco mais curta. Isso por causa dos feriados desta semana. Para quem ainda não sabe, além do feriado nacional do dia 21 de abril, o de Tiradente, quem mora no Estado do Rio de Janeiro também poderá desfrutar do feriado do padroeiro guerreiro São Jorge.

Hoje, dia 21, comemora-se o Dia de Tiradentes. A data é uma homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por “Tiradentes”. Além de dentista, Tiradentes também foi comerciante, minerador, militar e ativista político brasileiro, e atuava na época do Brasil Colonial nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Tiradentes ficou conhecido como herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira, e a data em que ele foi executado, 21 de abril, se transformou em feriado nacional em sua homenagem. Apesar de ser o mais humilde de todos os membros do movimento, ele era considerado um líder  por ter lutado por seu povo e seus ideais.

Neste ano, o feriado caiu em uma quinta-feira, ideal para quem vai poder estender e viajar, ou somente descansar durante os quatro dias. Mas se você é comerciante e trabalha aos sábados, fique tranquilo. Além da quinta-feira, no sábado, dia 23, também é comemorado o dia do Santo São Jorge.

Desde 2001, a data era comemorada somente na capital. Somente em 2008 a Alerj (Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) considerou a data como um feriado estadual.

São Jorge foi um padre e soldado romano no exército do imperador Diocleciano, e é venerado como mártir cristão. São Jorge é uma das figuras mais veneradas no catolicismo, e ficou imortalizado no conto em que mata o dragão.

Além do Estado do Rio, o dia é celebrado em outras nações para quem o santo é patrono, como Reino Unido, Portugal, Geórgia, Catalunha, Bulgária e outros. O Dia de São Jorge é celebrado em 23 de abril, pois é a data tradicionalmente aceita do falecimento de São Jorge, em 23 de abril de 303.

Cristina Leite, apesar de ser católica, garante que os dois feriados serão muito bem aproveitados. “Apesar de não ser adepta da religião, esse feriado veio a calhar muito bem. Eu não ia trabalhar na quinta, mas trabalharia na sexta e sábado. Mas como tem o feriado católico, o feriado vai ficar estendido, então vai dar para descansar bastante”, finalizou.

 

Flávia Martins

Mais lidas do mês