Mídias Sociais

Cidades

Estado antecipa Vacinação contra Gripe para crianças, gestantes e doentes crônicos

Avatar

Publicado

em

 

Gripe é o nome dado a uma doença altamente contagiosa, provocada por um vírus capaz de sofrer mutações com bastante frequência: o Influenzavírus, ou somente influenza. Seus sintomas são bem parecidos com os do resfriado e da rinite alérgica.

Apesar de não ser uma doença grave, e raramente provocar sintomas por mais de duas semanas; a gripe é responsável pela morte de milhares de pessoas, todos os anos, em razão da baixa imunidade ou em decorrência do surgimento de outras doenças, como pneumonias. Além disso, surtos epidêmicos e endêmicos provocados por novas linhagens do vírus também são capazes de causar um número significativo de mortes.

Considerando esses fatores, em 1999, Ano Internacional do Idoso, a vacina contra a gripe passou a ser distribuída gratuitamente,a indivíduos com idade acima de 60 anos, indígenas e portadores de doenças crônicas anualmente. Além desses, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, e profissionais da saúde, passaram também a integrar esse grupo, a partir da campanha de 2011. A partir de então, o medicamento passou a integrar o calendário de saúde do governo do Estado.

E seguindo o calendário, já começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que foi antecipada.  Rio das Ostras, por exemplo, antecipará a campanha para o dia 25 deste mês, exclusivamente para crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos, gestantes e doentes renais crônicos. Os moradores que fazem parte desse público devem procurar os postos de saúde, de acordo com os horários de vacinação de cada unidade.

No dia 30 de abril, Dia “D”, a campanha se estende às pessoas com 60 anos ou mais, mulheres com 45 dias após o parto e profissionais de saúde. Os postos  de saúde do Jardim Marilea, Rocha Leão, Cantagalo, Mar do Norte, Âncora, Cidade Praiana, Dona Edmeia (em Nova Esperança) e os Centros de Saúde da Extensão do Bosque e Nova Cidade ficarão abertos para vacinação de 8h às 17h.

O objetivo da Secretaria de Estado de Saúde com a antecipação é atender os públicos que estão entre os prioritários para a campanha de imunização contra gripe.

A campanha visa imunizar pelo menos 80% destes grupos até o dia 20 de maio, quando termina a vacinação. A vacina protege a população contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.

Mais lidas da semana