Mídias Sociais

Cidades

Escola Municipal Alfredo Castro é inaugurada em Cabo Frio

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

O novo prédio da Escola Municipal Alfredo Castro, localizado no bairro Jardim Excelsior, em Cabo Frio, foi enfim, entregue a comunidade, após seis anos de obra. A solenidade contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Cláudio Leitão, de ex-diretores da unidade, pais e alunos.

O Secretário de Educação, Cláudio Leitão, celebrou a inauguração e a felicidade dos alunos ao conhecer o prédio. “É um dia de muita alegria. Motivo de muito orgulho ver os alunos aqui, com o sorriso no rosto, recebendo este novo prédio. Dinheiro nenhum no mundo paga essa satisfação. Fundamental que a partir de hoje esse sentimento esteja dentro dos alunos. Ainda faltam alguns detalhes para concluir a obra, e estamos empenhados em fornecer as melhores condições de trabalho para todos. Foi necessário um esforço muito grande da nova gestão para sanear o processo licitatório e a obra ser liberada, tanto pela área de auditoria da prefeitura quanto pelo Tribunal de Contas do Estado em função de desvios dos governos anteriores. ”, afirmou.

O atual diretor da Escola Municipal Alfredo Castro, Veberson Pereira, entende que o prédio superou as expectativas. ”Pude perceber de perto um empenho muito grande para que isso pudesse acontecer, e que acontecesse de fato de forma acelerada com queríamos. Teremos muitas alegrias neste prédio, muitas coisas boas para viver aqui. Ver o sorriso no rosto dos alunos visitando esta escola é a melhor parte. O espaço superou nossas expectativas", celebrou.

Ainda durante a inauguração foi informado que um novo processo licitatório será realizado para terminar a parte externa da unidade escolar, que contará com quadra poliesportiva, estacionamento e área de convivência, e a instalação de dois portões.

De acordo com a Prefeitura, a construção foi prejudicada por vícios e irregularidades encontrados nos processos licitatórios realizados por governos anteriores, o que só mudou após o trabalho insistente da gestão atual da Secretaria de Educação em corrigir os contratos e dar celeridade às obras para que o novo prédio fosse terminado e liberado para uso.

Atualmente, a escola atende 419 alunos divididos em 14 turmas. O local conta com 12 salas de aula; banheiros masculino e feminino nos dois andares; refeitório e cozinha amplos; despensa para mantimentos; sala de orientação; depósitos; salas de vídeo, informática, leitura e auditório; além da secretaria, sala da direção, sala de adjuntos, copa e sala de professores. Um novo processo licitatório será realizado para terminar a parte externa da unidade escolar, que contará com quadra poliesportiva, estacionamento e área de convivência, e a instalação de dois portões, por enquanto será colocado um provisório.

 

Sobre a Reforma da Escola

A Escola Municipal Alfredo Castro foi inaugurada há 15 anos, em 2004, quando funcionava em algumas salas emprestadas pela Igreja Católica no bairro São Cristóvão. No fim daquele ano, a Escola Municipal Profª Márcia Francesconi Pereira mudou seu local de funcionamento e a Alfredo Castro passou a ocupar o espaço que vinha sendo utilizado pela escola, na Rua Inglaterra, no bairro Jardim Caiçara, endereço onde a Alfredo Castro funcionou durante quase 15 anos.

A construção do novo prédio da Escola Municipal Alfredo Castro teve início em 2013, como uma contrapartida pedida pela Prefeitura de Cabo Frio a partir da liberação da construção do shopping, que funciona no bairro Novo Portinho. No entanto, todo o processo precisou ser revisto e realizada nova planilha orçamentária após constatação de vícios no processo e superfaturamento de itens orçamentários.

Depois da readequação da planilha e do processo licitatório pela atual gestão, os trabalhos foram retomados em dezembro de 2018, culminando na conclusão de quase 100% das obras e a entrega do novo prédio para a comunidade escolar, que aguarda pela inauguração já que a Alfredo Castro é uma das escolas de destaque na rede municipal de ensino tendo ocupado em anos anteriores a primeira colocação entre as escolas de Cabo Frio no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

Mais lidas da semana