Mídias Sociais

Cidades

Empresa doa equipamentos ao Núcleo de Gestão e Pesquisa da UFRJ, em Macaé

Publicado

em

 

Doação ocorreu nessa segunda-feira (19) e foi feita pela Ocyan, por meio do programa de responsabilidade social da empresa, Escola em Ação. Foram doados uma impressora 3D e uma cortadora à laser

Da redação

A empresa Ocyan, por meio do programa de responsabilidade social da empresa, Escola em Ação, realizou nessa segunda-feira (19), doação de uma impressora 3D e uma cortadora à laser ao Núcleo de Gestão de Pesquisa da UFRJ, em Macaé, do projeto #inovareaprender.

No evento, foram apresentados alguns protótipos feitos pelos alunos com o maquinário. “É mais uma etapa dentro do projeto, onde avançamos consideravelmente. Ver o progresso dos alunos em um ramo como a robótica é fascinante”, destaca Marco Túlio Barbosa, responsável por sustentabilidade da unidade de perfuração da Ocyan.

Para o ex-jovem aprendiz e agora monitor do projeto, Tiago Rangel, a aquisição dos equipamentos é de extrema importante, pois será possível a construção de objetos que antes eram somente imaginados.

A doação das máquinas possibilitou a parceria com o curso de Medicina da UFRJ, também do Campus Macaé. De acordo com a estudante Larissa Senna, a impressora e a cortadora vão fazer a diferença. “Além da troca de experiências com os alunos do curso de engenharia, a chegada das máquinas permitiu a criação de alguns órgãos e partes do corpo e, com isso, realizar algumas aulas práticas da medicina de forma não evasiva. Para o pólo de Macaé, o projeto é fundamental e conseguimos treinar procedimentos através das peças já criadas pelos alunos dos cursos”, explica a universitária.

O investimento da Ocyan para a doação das máquinas ao programa #inovareaprender foi cerca de R$ 40 mil reais. Estiveram presentes no evento Marco Aurélio Fonseca, diretor de sustentabilidade da Ocyan; Hélcio Colodete, diretor de contrato unidade de perfuração da Ocyan (UNP); Jocelina Valle, Kátia Santos e Vera Lúcia dos Santos, da área de responsabilidade social da Ocyan.

O Núcleo de Gestão e Pesquisa funciona na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - Campus Macaé, na Av. Aloísio da Silva Gomes, n° 50, Anexo Polo de Macaé - Granja dos Cavaleiros.

 #inovareaprender

Criado em 2014, o projeto consiste na implantação de cursos extracurriculares de robótica para alunos do ensino fundamental em 10 espaços makers nas escolas do município de Macaé. Desde sua implantação, mais de 2.400 alunos entre 8 e 16 anos já foram beneficiados com a iniciativa, seja diretamente ou por ações de formação de professores (66 capacitados em formação para tecnologia). O impacto indireto desde o início do projeto já alcançou mais de 12.000 pessoas. O programa originou-se de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Macaé e apoio da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foram identificados alunos do curso de engenharia para atuação como monitores. Após um ano a universidade passou a reconhecer o projeto como unidade curricular de extensão universitária.

Crédito: Divulgação

 

 


 

Mais lidas do mês