Mídias Sociais

Cidades

Em Macaé, programa Leituras em Família aborda Novembro Azul

Avatar

Publicado

em

 

Da redação

Sai o tema "Outubro Rosa" e entra o "Novembro Azul" no "Leituras em Família" desta semana. O diálogo, voltado especialmente para homens, faz parte do projeto disponibilizado no blog www.educacaonaopara.com e no YouTube (leituras em família macaé). Junto ao tema, são destacados bate-papo, textos depoimentos e reflexão sobre a prevenção do câncer de próstata, tumor que acomete pessoas maduras do sexo masculino, em maioria a partir dos 50 anos. O mês de novembro é dedicado à campanha para incentivar a realização dos exames preventivos.

No projeto "Leituras em Família" são apresentados conteúdos atuais e interativos com vídeos, depoimentos, textos e sugestões de livros para que a comunidade possa debater e tratar de informações relevantes sobre o dia-a-dia. Na temática desta semana são exibidas leituras sobre os assuntos "Novembro Azul-Destaques sobre o câncer de próstata e a saúde do homem" e "Novembro Azul - O câncer de próstata não é o único a afetar os homens".

Outra abordagem é "Dedo de prosa: Novembro Azul e a prevenção do câncer de próstata", com informações sobre a doença. Também são apresentados depoimentos de incentivo à prevenção e de pessoas que se recuperaram da doença. Segundo o Instituto do Câncer (Inca), 65 mil homens são diagnosticados anualmente com o câncer de próstata, sendo que 15 mil vão a óbito anualmente. O câncer de próstata tem tratamento que reverte o quadro, quando diagnosticado logo no início.

Prevenção é fundamental

Para evidenciar os assuntos, a equipe da Coordenadoria de Avaliação Institucional selecionou conteúdos recentes com mensagens importantes sobre prevenção e tratamento do câncer de próstata e sobre a saúde masculina. O objetivo do projeto é oferecer maior suporte aos estudantes, pais e responsáveis durante a suspensão das aulas.

Um dos temas mais recentes foi "Estudante: não desista do seu futuro", com reflexões sobre a importância da permanência na escola e se manter a conexão educação, escola e família.

Também podem ser encontrados assuntos como "Outubro Rosa", "Eleições durante a pandemia do Covid-19", "A importância da família no estudo remoto", "Exercícios Físicos-Boa alimentação”, "Tecnologia e pandemia”, "De olho no Ideb e sua escola”, “Professora e professor presente”, "Saúde é coisa de todos”, "Empatia", "Interação e diálogos nos momentos de ansiedade", e "Prevenção ao coronavírus", entre outros.   

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana