Mídias Sociais

Cidades

Em Macaé, atividades online marcam Dia do Professor nesta quinta-feira (15)

Avatar

Publicado

em

 

Da redação

Nesta quinta-feira (15) é Dia do Professor e, em função do distanciamento social, a celebração da data ganhou uma conotação especial. Afastados das salas de aula, mas não de suas funções, o novo cenário levou os professores a inovar nas estratégias pedagógicas das aulas não presenciais para cerca de 40 mil alunos de 106 escolas municipais.

E mesmo longe da movimentação do dia a dia com os estudantes, eles estão se redescobrindo na educação a distância, com comprometimento na elaboração de aulas online apresentadas em plataformas e atividades como gravação de vídeos, produção de artes criativas que são exibidas nas redes sociais das escolas, além de desenvolvimento de atividades impressas, vivências e kits pedagógicos.

A rede municipal conta com 3.660 educadores e durante o ensino remoto tiveram de aderir às telas de computador e aos celulares, ao invés do contato físico com os estudantes.

Nas escolas municipais de Macaé, uma das formas de celebrar o Dia do Professor é a apresentação de vídeos com depoimentos e mensagens online produzidas pelos alunos e até mesmo familiares. Algumas unidades vão realizar campanhas virtuais de homenagens, palestras e reuniões virtuais com temáticas voltadas para o bem-estar e saúde física e emocional do professor. Outras unidades preparam mensagens individualizadas virtuais.

A rede municipal segue investindo na formação. Neste mês de outubro, está sendo realizada  a I Jornada de Saúde Mental para os profissionais da educação até o dia 22 de outubro com o objetivo de propor reflexões e estratégias psicológicas e comportamentais para o manejo emocional, no período de suspensão das aulas.

Também está acontecendo pelo Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM) a Formação Google For Education, que segue até novembro. São quatro cursos, para profissionais que atuam do 6º ao 9º ano e Ensino Médio. A proposta é formar multiplicadores e instrumentalizar os participantes no desenvolvimento do ensino remoto. A próxima etapa será para os que atuam na Educação Infantil. Já o Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), da Secretaria Municipal de Educação, está atendendo neste segundo semestre educadores e outros profissionais em sete cursos online. No primeiro semestre letivo, um total de 590 profissionais da área concluíram as atividades de formação na plataforma do Ensino a Distância e foram certificados.

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana