Mídias Sociais

Cidades

Em Carapebus, parceira entre saúde e assistência social proporciona benefícios aos idosos

Publicado

em

 

Da redação

Cuidar da população idosa tem sido uma grande tarefa para os municípios. Os idosos são participantes ativos em suas cidades e precisam cada vez mais de programas e projetos, que os tirem da rotina solitária. Em Carapebus, uma parceira entre as secretarias de Assistência Social e a da Saúde, vem desenvolvendo ações, com objetivo de promover a integração social, elevar a autoestima, visando a qualidade de vida.
O projeto de Coral da Terceira Idade é realizado no CRAS, do Centro, no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, onde cerca de 30 idosos acima de 60 anos, cantam, dançam e fazem atividades físicas. “Eu sinto falta quando não venho, aqui sou feliz”, confessou a moradora do bairro Oscar Brito, Edite Azevedo, viúva .
A chegada ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, renovou a vida da idosa Maria Dias Amiti, que teve paralisia e depressão. “Aqui encontrei amigos e voltei a viver. Há cinco anos que frequento e não sei mais o que é tristeza”, reconheceu
Segundo a Coordenadora de Educação em Saúde, a fisioterapeuta Cláudia Fragoso, uma das responsáveis pela realização do projeto, a música por si já é atraente e mexe com os sentidos, as emoções e a autoestima do idoso, promovendo qualidade de vida.
Quem também falou com propriedade sobre os benefícios das atividades desenvolvidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, é a idosa Celi Sá da Silva, 78 anos. Ela foi a primeira a entrar no grupo. Morando sozinha no bairro do Caxanga, em Carapebus, ela afirmou que a alegria é participar das aulas do projeto. "Aqui eu brinco, encontro amigos e saio muito feliz”.
O envelhecimento provoca perdas que precisam ser estimuladas. De acordo com o psicólogo Nelson Joaquim, da Secretaria de Assistência Social, a participação do idoso no projeto Coral da Terceira Idade, como também nas atividades físicas, provocam reações benéficas, estimulando a memória, a voz, promovendo a inclusão social, diminuindo o isolamento, a ansiedade e a depressão.

Crédito: Divulgação

Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana