Mídias Sociais

Cidades

Em Cabo Frio, Praia do Peró recebe Certificado de Bandeira Azul por mais 12 meses

Avatar

Publicado

em

 

Da redação

 

Em uma cerimônia realizada na manhã da última sexta-feira (11), representantes do Programa “Bandeira Azul” ratificaram a Praia do Peró como certificada por mais uma temporada. O evento de entrega do certificado foi realizado na Casa Di Gaya Guesthouse, uma pousada localizada no Pontal do Peró, que tem tudo a ver com a certificação. A novidade desse ano, que é o terceiro consecutivo incluindo do programa na Praia do Peró, é a validade. Nos outros anos, a bandeira era hasteada por cerca de quatro meses, só na alta temporada. Esse ano, por cumprir outras exigências, a praia está certificada por mais 12 meses.

A coordenadora nacional do programa, Leana Bernardi, que veio de Florianópolis para participar da entrega da bandeira, ressaltou o esforço da atual administração e dos gestores locais para o programa fosse instalado e se mantido nesses três anos. Mas destacou a importância na nova gestão cuidar para o trabalho não se perca. “A bandeira não é de uma pessoa, não é de uma praia, a Bandeira Azul é da cidade toda”. Leana também adiantou que outras praias de Cabo Frio estão se preparando para receber o selo de qualidade internacional.

Esse detalhe foi explicado pelo atual secretário de Meio Ambiente, Mário Flavio Moreira, que representou o prefeito Dr. Adriano na cerimônia. “O ideal é que todas as praias da cidade seguissem os parâmetros da Bandeira Azul, mesmo sem a certificação. Com certeza teríamos praias mais organizadas e ordenadas. Mas no ano que vem poderemos ter a praia do Pontal do Peró também com o programa instalado e queremos muito que a praia do Foguete também seja observada nos próximos anos. Temos certeza que ela tem todas as condições de receber a bandeira”, disse Mário Flávio.

Também participaram do evento, os futuros secretários de Turismo, Esporte e Lazer, Flávio Rosa; e o de Meio Ambiente, Juarez Lopes, além de representantes de associações de turismo e comércio do Peró e dos coordenadores locais do programa Bandeira Azul. Magno Maiques ressaltou que o esforço para conseguir ter a bandeira por três anos não é só uma pessoa. “São 34 critérios a serem cumpridos. Um longo trabalho que não é feito a duas mãos, mas várias mãos. Por isso agradeço a cada um ajudou de alguma forma para que a Praia do Peró recebesse mais uma vez esse símbolo internacional de qualidade”, disse Magno.

Para encerrar a cerimônia, foi apresentada uma música composta especialmente para a Praia do Peró e a Bandeira Azul pelo músico Rogério Ramos. A música vai ganhar um clipe com legendas em inglês, para ser apresentada no mundo todo.

O hasteamento da Bandeira Azul na Praia do Peró ainda será realizado. Porém, por conta da pandemia do COVID-19, a data ainda não foi definida e a cerimônia terá acesso restrito.

 

Crédito: Divulgação

Mais lidas da semana