Mídias Sociais

Cidades

Educação pública municipal de Macaé atinge sua maior nota no IDEB em toda história

Avatar

Publicado

em

 

A educação pública municipal de Macaé conseguiu um feito histórico no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que teve seu resultado nacional divulgado nesta sexta-feira, 9, pelo Ministério da Educação (MEC), alcançando nota de 5,6 nos chamados anos iniciais, que vão do 1º ao 5º ano.

Essa é a maior nota da educação pública municipal de Macaé desde que o IDEB foi criado, em 2005. Além do feito histórico, a cidade também conseguiu elevar a nota nos anos finais, que vão do 6º ao 9º ano, saltando dos 3,3 para 4,0, ficando entre as melhores notas da Região dos Lagos e do Norte Fluminense.

O índice varia de 0 a 10 e leva em conta o rendimento escolar dos alunos (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e as médias de desempenho na Prova Brasil.

Os números da avaliação da educação pública municipal também foram expressivos na Taxa de Aprovação e na Nota da Prova Brasil, nos dois “anos” avaliados, também conseguindo sua maior nota da história nos anos iniciais.

Na avaliação dos alunos do 1º ao 5º ano, a Taxa de Aprovação subiu meio ponto de 2013 para 2015, atingindo 89,5, e superando todas as marcas dos últimos 10 anos, o mesmo acontecendo na Nota da Prova Brasil, que saltou de 5,83 para incríveis 6,26, outro recorde da educação pública municipal.

As notas também subiram entre os alunos do 6º ao 9º ano, cuja avaliação da Taxa de Aprovação voltou a crescer, saindo de 71,6 em 2013, para 74,2 em 2015, ficando entre as 3 melhores notas do município na história do quesito.

Já na nota da Prova Brasil, a educação pública municipal também obteve sua maior nota na história entre os alunos do 6º ao 9º ano, chegando a 5,39, e superando o antigo recorde, que era de 5,3, conseguido na avaliação de 2011.

Outra marca importante para a educação pública municipal foi conseguida na avaliação por escolas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, onde a Escola Municipal Interagir atingiu a nota de 7,1, sendo a segunda melhor escola da região, e uma das melhores do Estado do Rio de Janeiro.

Entre as escolas d0 6º ao 9º ano, outra vez Macaé aparece entre as melhores da região, com a maior nota por escola, já que a Escola Municipal do Sana conseguiu superar a média geral, que era de 6,4, ficando com a nota de 5,7.

Tunan Teixeira

Mais lidas da semana