Mídias Sociais

Cidades

Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é celebrado em Quissamã

Avatar

Publicado

em

 

A partir desta segunda-feira, 25, Quissamã comemora o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho e do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, ambos celebrado no dia 28 de Abril. No município aconteceram diversas atividades planejadas pela Secretaria de Saúde, por meio da DIVISAT – Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador.

De acordo com o Diretor da DIVISAT, Júlio César Ribeiro, a segurança e a saúde no trabalho, contribuem para demonstrar que uma empresa é socialmente responsável; ajuda a aumentar a produtividade dos trabalhadores; reforça o compromisso deles com a empresa; cria mão de obra mais competente e mais saudável, e a valorização; ainda contribui para que as empresas cumpram as normas que assegurem a saúde e a vida do colaborador.

"O intuito de promover essas ações é que se tornem parte do dia a dia de cada trabalhador. As atividades visam a prevenção de acidentes no trabalho, conscientizando tanto ao empregado, quanto ao empregador, sobre sua responsabilidade na manutenção de condições que favoreçam a saúde e a segurança no ambiente profissional", declarou.

Segundo estimativas da OIT, ocorrem anualmente no mundo, cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho, além de aproximadamente 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Essas ocorrências chegam a comprometer 4% do PIB mundial. Em um terço desses casos, cada acidente ou doença representa a perda de quatro dias de trabalho.

 

Sobre a data - No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Neste dia são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121 de 2005.

4.3 - Divulgação

Mais lidas do mês