Mídias Sociais

Cidades

Dia D do Outubro Rosa será nesta quinta-feira, 18, no PAM de São Cristóvão, em Cabo Frio

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Nesta quinta-feira, 18, o PAM de São Cristóvão, em Cabo Frio, celebra o dia D do Outubro Rosa. A partir das 14h, a unidade de saúde realizará diversas atividades, exames e palestras gratuitas abertas à população com o objetivo de esclarecer sobre o câncer de mama e conscientizar sobre a necessidade do diagnóstico precoce da doença. A iniciativa é uma parceria com o Laboratório Municipal de Análises Clínicas, o Serviço Municipal de Imagem, o Hospital-Dia e a Central de Marcação de Consultas.

Na programação, haverá aconselhamento nutricional com Renata Garcia, Raquel Rossi, Bruna Calabria, Carolina Almenara e Amanda Rocha; realização de testes rápidos de HIV e sífilis com a equipe de enfermagem do Hospital-Dia, além de medição de glicose e aferição de pressão arterial com os profissionais de enfermagem do PAM.

O tema abordado pelo médico José Roberto M. da Rocha será “A importância da prevenção do câncer de mama” e os aspectos do trabalho desenvolvido junto aos pacientes e acompanhantes será alvo da palestra ministrada pela assistente social Lucinéa Câmara, da ONG Amigas da Mama.

“A cada ano aumentam os casos de câncer entre as mulheres, por isso a importância de promovermos eventos de conscientização, de trazermos à tona o debate em torno desse assunto. A prevenção é o que aumenta, e muito, as chances de cura, que podem chegar a 95% dos casos, se a mulher se cuidar regularmente”, explicou Milceli Galvão, administradora do PAM.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação anormal de células da mama, tanto do ducto mamário quanto dos glóbulos mamários, e que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama e alguns têm desenvolvimento mais rápido, enquanto outros são mais lentos. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade. Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.


 

Mais lidas do mês