Mídias Sociais

Cidades

"Detran Presente" realizou mais de 1300 atendimentos em Tamoios nas primeiras horas do último sábado (1º)

Publicado

em

 

 População vai ganhar posto definitivo do órgão em agosto

 

Bertha Muniz


O Distrito de Tamoios amanheceu movimentado no último sábado (1º) em função do "Detran Presente", que levou todos os serviços da autarquia para a comunidade. O órgão divulgou um balanço parcial de 1367 atendimentos até às 12h30. A ação itinerante começou às 9h na parte externa do Centro Administrativo da Prefeitura de Cabo Frio, localizado no Shopping UnaPark, em Unamar, e segue até às 16h.

Foram realizadas 180 vistorias, 82 habilitações, 212 identidades, 102 recursos de infração 645 atendimentos na ouvidoria e 150 crianças foram orientadas sobre educação no trânsito. Segundo o Detran, a expectativa é que sejam realizados mais de dez mil atendimentos ao logo do dia. Participaram do curso de mecânica oferecido pelo órgão 16 mulheres. 

O projeto "Detran Presente" tem o objetivo de agilizar a emissão de documentos pessoais e veicular.  O presidente do órgão, Vinícius Farah, conta que após assumir  o cargo, há quatro meses, fez um levantamento para enxergar os gargalos e as demandas reprimidas que o Detran acumulou ao longo dos anos. Junto com sua equipe criou o projeto para inverter a ordem e levar o órgão público ao encontro do cidadão. "O projeto nasce do entendimento de respeito  ao cidadão e também como a forma de levar nossos produtos e serviços de uma forma mais rápida, segura e desburocratizada, facilitando a vida do cidadão", destacou o presidente.

A ação itinerante é fruto de uma parceria entre o Detran e a Prefeitura, devido a grande demanda do distrito. Cerca de 17O funcionários do Detran estão atendendo à população de Tamoios e adjacências.

"O maior desafio de um gestor é transformar planejamento em ação. Estou muito feliz em ver a população de Tamoios realizando os serviços oferecidos  pelo Detran, que são indispensáveis, e o melhor, perto da casa dela", disse o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Branco.

O prefeito, Marquinho Mendes, também esteve no evento e comentou mais sobre mais essa conquista para seu governo. "Essa ação de cidadania é um grande ganho para nossa cidade. Quero agradecer o Governo Estadual, ao presidente, Vinícius Farah, e toda a equipe envolvida nesse trabalho".  

Os moradores de Tamoios aproveitaram para colocar a documentação em dia. É o caso do bancário, André de Andrade, que levou o carro para ser vistoriado. Devido  a distância entre o  primeiro e o segundo distrito, ele fazia a vistoria em Macaé  ou São Pedro da Aldeia. Com o serviço pertinho de casa, comemorou a iniciativa. "Foi muito rápido, na primeira tentativa de agendamento pra cá  (Tamoios) eu consegui. Muito bom ter o serviço pertinho sem enfrentar de 40 a 70 quilômetros para realizar o serviço".
 
Adelaide Ferreira estava com a identidade vencida e aproveitou o "Detran Presente" para tirar  a segunda via. Mas ela não foi sozinha, levou o filho, kaique Ferreira, para fazer o documento de identificação pela primeira vez. " Eu tentei fazer o fazer o agendamento várias vezes e não consegui. Quando eu vi passando na televisão que iria ter o serviço aqui pertinho, corri pra fazer o documento".

Posto do Detran em Tamoios

As conquistas para Tamoios não se encerram nessa ação do Detran Presente. A partir de agosto será instalado o posto de atendimento do Detran no Centro Administrativo da Prefeitura. Segundo o coordenador de Desenvolvimento de Tamoios, Sérgio Constemplate, a sala cedida pelo município está sendo preparada e agora falta a assinatura do convênio com órgão, previsto para os próximos dias.

Nesse polo serão realizados os seguintes serviços: emissão de Carteira de Identidade e Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, o distrito receberá também um posto móvel para vistoria e emplacamento de veículos. As vistorias serão agendadas e o posto móvel funcionará periodicamente, conforme a demanda.
--

Mais lidas da semana