Mídias Sociais

Cidades

Defesa Civil de São Pedro da Aldeia abre inscrições para Projeto Comunidades Preparadas

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia abriu inscrições para os interessados em participar do projeto “Comunidades Preparadas”, que será realizado entre os dias 20 e 23 de agosto, das 19h30 às 21h30, no Residencial Quinta São José, do Programa Minha Casa Minha Vida, no bairro Rua do Fogo. As inscrições estão sendo feitas na administração do condomínio.

De acordo com a Defesa Civil, o Projeto “Comunidades Preparadas” busca ampliar o conhecimento da população em todas as etapas da gestão de risco, principalmente a prevenção. As palestras são ministradas por uma equipe multidisciplinar, formada por diversos profissionais. A iniciativa conta, ainda, com o apoio da Federação Municipal das Associações de Moradores de São Pedro da Aldeia (FEMAMSPA).

“Nosso objetivo é preparar cerca de 500 moradores em oito comunidades para que possam agir e minimizar problemas comuns, que acontecem no cotidiano dessas localidades. Manteremos contato permanente com todas essas pessoas e esperamos que, ao final do curso, possamos contar com essa rede de voluntários nos momentos de adversidades que possam ocorrer em nosso município”, destacou o diretor da Defesa Civil, Marcus Dothavio, falou sobre a iniciativa.

A programação vai oferecer um ciclo de palestras e abordará temas como noções básicas de Defesa Civil, redução de risco de desastres, primeiros socorros e preservação ambiental; percepção de riscos; comunidades e comportamento resiliente, lei do voluntariado e acidentes domésticos. A capacitação também dará instruções sobre como agir antes, durante e depois de eventos adversos, produtos perigosos e GLP (gás de cozinha) e Plano de Emergência Familiar.

As palestras contam com a parceria do Portal Defesa Civil. “A transformação das comunidades para uma cultura preventiva é fundamental para o crescimento sustentável da nossa sociedade. Projetos como este não só organizam, mas treinam as comunidades para eventos adversos que possam colocá-los em risco e, principalmente, abre a mente dos participantes para uma realidade que nem sempre é percebida no dia a dia. Com certeza eles sairão deste pequeno treinamento com outra visão da comunidade e da sua importância para ela”, destacou o presidente do Portal, Denis Veneno.

Aqueles que tiverem interesse em promover o projeto em sua comunidade, igrejas e associações de moradores, entre outros espaços, devem entrar em contato com a Defesa Civil, no telefone 2621 6054.

Mais lidas da semana