Mídias Sociais

Cidades

Defensoria Pública de Macaé oferece atendimentos virtuais devido à pandemia do coronavirus

Daniela Bairros

Publicado

em

 

Daniela Bairros

Devido à pandemia do novo coronavirus e o fechamento de várias instituições, a Defensoria Pública de Macaé está mantendo o atendimento por meio de canais virtuais, como o whatsapp e email.

Com uma média de 1.200 pessoas por mês, a sede da Defensoria Pública em Macaé reune 11 órgãos  de atuação, que realizam atendimentos nas áreas cível, família e criminal. Grande parte da população buscava orientações presencialmente, gerando diariamente um alto fluxo de pessoas na repartição.

Com a determinação de isolamento social através de decretos estaduais e municipais, 110 polos de atendimento remotos foram criados para examinar os casos de urgência sem a necessidade de sair de casa.

Com  o crescente número de casos de infecção pelo Covid-19 nas últimas semanas, os dirigentes optaram por seguir as recomendações das autoridades de saúde e no último dia 30 de abril decidiram estender o atendimento virtual até o dia 15 de maio. A medida pode ser renovada, e é importante para conter a disseminação do vírus e proteger a equipe composta por defensores, servidores e estagiários, além de todos os usuários.

Embora ainda não exista uma data definida para o retorno dos atendimentos presenciais, a população macaense pode esclarecer dúvidas e acompanhar o andamento de processos através dos canais digitais, sendo que a partir desta segunda-feira (04) os atendimentos serão ampliados, não ficando mais restritos aos casos de urgência, como no mês anterior.

Confira os polos de atendimento em Macaé:

A partir desta segunda-feira (04) atendimento de todos os casos, apenas em dias úteis, de segunda a sexta-feira, de 11h às 18h, por meio do whatsapp (22) 99881-3078 e do e-mail plantao.dpmacae@gmail.com

Polo de atendimento remoto aos finais de semana e feriados (abrange Macaé e mais 29 municípios): apenas casos urgentes aos finais de semana, feriados e pontos facultativos, de 11h às 18h, por meio do whatsapp (21) 99920-2281 e do e-mail plantaodiurnoregiao5@defensoria.rj.def.br

Plantão Noturno (atende a todo estado): apenas casos urgentes, de 18h às 11h, nos dias úteis, finais de semana, feriados e pontos facultativos, por meio do whatsapp (21) 99753-4066 e do e-mail plantaodpge@yahoo.com.br

Outras orientações: todos os dias da semana, 24h, por meio do telefone 129 (ligação gratuita) e do site http://coronavirus.rj.def.br/

Crédito: Jaqueline Banai/ Defensoria Pública

Mais lidas da semana