Nesta semana, uma empresa foi multada por reincidência de terraplenagem irregular
Os crimes ambientais, que por muitos anos foram considerados impunes no distrito de Tamoios, em Cabo Frio, estão sendo fiscalizados com grande intensidade, inclusive com punição para os envolvidos. As ações estão sendo de grande importância para o distrito, que estava perdendo seu patrimônio ambiental.
Nesta semana, agentes da Coordenadoria do Meio Ambiente, ligada à Secretaria de Desenvolvimento da Cidade multaram em R$ 40 mil a Mineração Pureza de Areia e Argila Ltda por terraplenagem irregular. A ação ilegal foi flagrada na Rua Projetada, que divide o Parque do Mico Leão Dourado e a Área de Proteção Ambiental APA Federal da Bacia do Rio São João, em Tamoios.
De acordo com os agentes, a empresa já havia sido notificada para que as atividades fossem paralisadas até a documentação para a execução do serviço fosse legalizada. Já que os responsáveis pela obra apresentaram licença emitida no fim do ano passado, porém sem a tramitação junto aos órgãos ambientais municipais e nem no Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMbio), que administra as áreas ambientais federais. Como a empresa não acatou a ordem e continuou a operação, inclusive com uso de caminhões e caçamba despejando barro no local. Os fiscais, então, aplicaram a cobrança e a suspenderam a terraplenagem.
Também nesta semana, a agentes das Coordenadorias de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, órgãos ligados à Secretaria de Desenvolvimento da Cidade com apoio do Batalhão Florestal derrubaram mais uma casa construída de forma irregular na área do Parque Municipal do Mico Leão Dourado. A construção foi localizada na semana passada e, na ocasião, o proprietário foi notificado.
De acordo com a prefeitura, a demolição aconteceu somente após a perícia para que todo o procedimento seguisse os trâmites legais. Todas as ações, que estão sendo realizadas pela Secretaria de Desenvolvimento tem como meta eliminar todos os tipos de construções ou intervenções irregulares nas áreas de proteção ambiental de Cabo Frio.
“Nosso meio ambiente é muito rico e precisamos preservá-lo a todo custo, tanto para que nossos cidadãos posam usufruir de tudo o que a natureza nos oferece quanto para que o município esteja apto a receber os benefícios federais que essas ações vão proporcionar no futuro”, afirmou o secretário de Desenvolvimento, Cláudio Bastos.
Para os moradores, essas ações tem sido de grande importância, já que a pratica de invasão de terras sempre foi muito comum no distrito e estava acabando com o meio ambiente do local. “Temos um patrimônio ambiental maravilhoso em Tamoios. Essa com certeza é a nossa maior riqueza. Mas infelizmente muito já se perdeu e salvar o pouco que resta é de grande importância”, comentou o morador Anderson.
Vale lembrar que população pode denunciar quaisquer ameaças ao meio ambiente pelo e-mail cogemacabofrio@gmail.com.