Mídias Sociais

Cidades

Cras do programa “Minha Casa, Minha Vida”, em Cabo Frio, será inaugurado nesta quarta, 09

Publicado

em

 

Será inaugurado nesta quarta-feira, 09, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, que funcionará dentro do empreendimento Monte Carlo, do programa federal de habitação “Minha Casa, Minha Vida”, no Jardim Esperança, em Cabo Frio. A cerimônia que marca a abertura do espaço acontecerá às 15h.

De acordo com a Prefeitura, o espaço vai se chamar Rosa Brandão, em homenagem à fundadora e titular do projeto social Cajef, localizado no bairro Jacaré, que morreu em abril deste ano. Ao todo, Cabo Frio passa a ter nove unidades de Cras. Para a diretora do Departamento de Proteção Social Básica (Deprosb), Rosana Miranda, é uma grande alegria a inauguração deste espaço.

“É um sentimento de realização muito forte inaugurar essa unidade no empreendimento Monte Carlo. Muitas famílias serão beneficiadas com vários serviços e atividades para todas as faixas etárias. São ferramentas importantes para o dia a dia deles, tanto dos adultos quanto das crianças, na garantia de seus direitos e prevenção de riscos sociais. Estamos todos muito felizes”, comemorou.

O espaço funcionará para atendimento já a partir desta quinta-feira, 10. Já as inscrições para as oficinas começam na segunda-feira, 14. A unidade terá uma equipe composta por 12 pessoas, entre assistente social, psicólogo, orientador social, coordenador, facilitadores, administrativo e pessoal de limpeza. Entre os serviços, os moradores vão poder contar com a Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), carro-chefe da unidade e que consiste em ações sociais de caráter preventivo, protetivo e proativo; com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que complementa o trabalho desenvolvido pelo Paif, com atendimentos feitos em grupos e de acordo com a idade do usuário, em atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas entre outras; cadastro no CadÚnico, onde está inserido o Programa Bolsa Família, além de cadastro para natação, que é oferecido nos Cras da Praia do Siqueira e do Manoel Corrêa.

Além disso, a unidade oferecerá atividades variadas, como artesanato, oficinas de acesso ao mundo do trabalho, esportes (capoeira, futebol, alongamento entre outros), balé, música e canto. Haverá também a Brinquedoteca, que oferecerá brincadeiras socioeducativas e resgate de antigas tradições infantis, como corrida do saco.

O projeto Monte Carlo reúne 1.800 apartamentos de 45 metros², além das estruturas comum composta de hortas comunitárias, guaritas, depósitos de lixo, quadras poliesportivas (tênis, futsal e peteca), playgrounds, academia da terceira idade, centros de convivências, banheiros feminino e masculino com vestiários, circuito de caminhada, área de lazer com churrasqueira, salas de apoio e garagens, ocupando uma área total de 131,6 mil m². O custo total da construção foi de R$ 124,2 milhões, pagos pelo Governo Federal.

A contrapartida da Prefeitura de Cabo Frio foi a construção de uma creche com capacidade para 240 crianças em dois turnos, ou 120 horário integral, e uma escola de ensino fundamental com 12 salas e capacidade para 600 alunos.

Mais lidas da semana