Mídias Sociais

Cidades

Competições de beach tennis, canoa havaiana e futebol society para surdos agitam Macaé

Publicado

em

 

O fim de semana foi repleto de atividades esportivas para todos os gostos nas areias, nas quadras e nas águas de Macaé, atraindo competidores de várias cidades da região e bom público para acompanhar as 3 modalidades.

Entre elas, estiveram a 1ª Copa Farmácia Aguaviva Gran BT Beach Tennis, na Praia da Imbetiba, a 1ª etapa do circuito Costa do Sol de Canoa Havaiana 2023, na Lagoa de Imboassica, e a 1ª Copa de Futebol Society de Surdos, na quadra da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na Praia Campista.

Na Praia da Imbetiba, a competição de beach tennis contou com 260 atletas de Macaé, Armação dos Búzios, Rio das Ostras, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, São Pedro da Aldeia e Rio de Janeiro, além de outros municípios do Estado.

Um dos organizadores da competição, ao lado de Michele Carvalho, Márcio Cavaleiro explicou que porque o evento, que seria realizado na Praia dos Cavaleiros, precisou ser transferido para a Praia da Imbetiba.

“A maré subiu e, pela quantidade de quadras que precisávamos, mudamos para essa estrutura maravilhosa em Imbetiba, promovida pela Prefeitura de Macaé”, contou Márcio Cavaleiro, lembrando que 10 quadras foram utilizadas.

Os jogos aconteceram em duplas divididas em 13 categorias, segundo os níveis A, B, C e D, respectivamente para profissionais, avançados, intermediários e iniciantes, além da mista, que reuniu atletas das categorias masculinas e femininas.

“Foi mais um final de semana de eventos esportivos de sucesso, com muitos atletas de talento e em cenários belíssimos de nossa cidade”, analisou o secretário de Esportes, Marvel (REDE).

Nas quadras também não faltou emoção com a 1ª Copa de Futebol Society de Surdos, promovida pela Secretaria de Esportes, que aconteceu na quadra da AABB, na Praia Campista, mostrando a qualidade dos atletas portadores de deficiência.

A competição foi disputada por 5 times do Estado, representando os municípios de Macaé, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, e Campos dos Goytacazes, além do bairro de Campo Grande, na capital fluminense.

“Organizamos o futebol society de surdos com a entrega de medalhas e troféus e, nosso objetivo é sempre ampliar a inclusão para todos”, comentou o secretário de Esportes, Marvel.

Presente ao evento, que reuniu 90 pessoas participantes entre atletas e comissão técnica, o prefeito Welberth Rezende (CIDADANIA) elogiou a qualidade da competição e dos jogadores que disputaram o torneio.

“Os atletas estão abrilhantando o futebol society, mostrando que o esporte proporciona qualidade de vida e interação social dentro de uma visão ampla e global. Nosso objetivo é proporcionar o livre e democrático acesso a todos”, avaliou Welberth Rezende.

O município foi representado pelo time do Centro de Surdos de Macaé (Cesma), da associação ligada à Federação de Surdos do Rio de Janeiro. Presidente do Cesma, Luciano Pires da Costa ressaltou que o campeonato dá suporte para a pessoa com deficiência auditiva crescer na comunidade.

“O futebol society é pura animação, socialização; e a copa é um incentivo para os atletas continuarem treinando e se dedicando”, comentou Luciano Pires da Costa.

De acordo com o coordenador de Inclusão Social da Secretaria de Esportes, André Conceição de Carvalho, todo o suporte da prefeitura com a organização, inclusive com ambulância, visou difundir o esporte para pessoas com deficiência.

“Estamos mostrando nosso talento com os atletas surdos, denotando toda a importância do esporte para a socialização e toda a parte física como coordenação motora, equilíbrio, flexibilidade e agilidade”, disse André Conceição de Carvalho.

Também nesse fim de semana, a Lagoa de Imboassica recebeu a 1ª etapa do circuito de canoa havaiana, nas categorias Kids, Junior, Open, Master 40, 50 e 55, e a Mista, que tiveram a presença do prefeito Welberth Rezende na premiação.

De acordo com o organizador do evento, Carlos Paiva, o circuito 2023 prevê ao todo 4 etapas, que acontecerão nos municípios de Cabo Frio, de Iguaba Grande, e de Armação dos Búzios, além da 1ª etapa, que aconteceu em Macaé.

“A canoa havaiana é uma atividade física cuja estrutura principal é ser uma embarcação a remo, com um flutuador lateral que dá estabilidade aos praticantes. Existem alguns tipos de canoas, variando de acordo com os números de lugares, sendo desde individual (OC1), duplas, de 4 lugares e de 6 lugares”, detalhou a prefeitura.

Dessa 1ª etapa do circuito 2023 participaram os clubes e projetos Eva’a, de Araruama; Escola de Vela, de Barra de São João; Búzios Va’a, Elite Bzs, Mahalo, Projeto Zezinho, Makani, MPS e Hui Hoa, de Búzios; Hee Nalu, Lokomaikai, Maiki, Tritão e Maluhia, de Cabo Frio; Maricá Va’a, de Maricá; Associação de Vela, Canoinha, Crispy Koa, Hexa Va’a, Kwanita, Loko, Macaé Hoe, Macaloha, Vela Jovem, de Macaé; Araribóia, de Niterói; e Aldeia Va’a e Hoku, de São Pedro.

O secretário de Esporte, Marvel, aproveitou para ressaltar a importância do esporte para trazer muitos benefícios, tanto para a parte física, quanto para a parte mental dos atletas e dos participantes desses eventos e competições.

“Foi um sucesso total aqui na Lagoa o circuito Costa do Sol de Canoa Havaiana. Ao longo do ano, vamos continuar promovendo e apoiando diversos eventos esportivos”, revelou Marvel.
Participando da premiação dos canoístas vencedores, o prefeito Welberth Rezende reafirmou o papel do governo de estimular atividades esportivas, visando melhorias na saúde e na qualidade de vida da população.

“Sempre damos apoio a eventos esportivos. Temos esse final de semana a 1ª Copa de Futebol Society de Surdos, a Copa de Beach Tennis, o circuito canoa havaiana e nosso calendário oficial de eventos inclui diversas outras programações de atividades esportivas para todas as idades”, lembrou Welberth Rezende.


Clique Diário

E. L. Mídia Editora Ltda
CNPJ: 09.298.880/0001-07
Redação: Rua Tupinambás 122 Gloria – Macaé/RJ

comercial@diariocs.com
(22) 2765-7353
(22) 999253130

Mais lidas da semana