Mídias Sociais

Cidades

Clinica dentária é notificada em Cabo Frio por descarte irregular de lixo hospitalar

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Uma clinica dentária foi notificada em Cabo Frio após a uma equipe de coleta da Comsercaf encontrar uma caixa com diversos produtos hospitalares descartados de forma irregular. O caso aconteceu neste domingo, no Centro da cidade.

De acordo com a Prefeitura, a clínica odontológica foi identificada como responsável pelo descarte e notificada pela Fiscalização da autarquia. Todas as medidas cabíveis serão tomadas. Já o  material recolhido foi levado para o Aterro Sanitário Dois Arcos para ser incinerado.

“A Comsercaf não possui servidores com poder de multa, mas os órgãos competentes serão acionados. Os responsáveis expuseram a população e os nossos coletores a um grande risco de contaminação. O material pôde ser identificado rapidamente, porque o recolhimento foi realizado durante o dia por uma caminhonete que utilizamos para fazer o repasse do lixo, mas se a coleta fosse feita somente à noite, o risco de alguém se acidentar com esse material infectante seria ainda maior”, explica Dario Guagliardi, presidente da autarquia.

Vale lembrar que resíduos hospitalares não podem ser descartados da mesma forma que o lixo domiciliar. Como apresentam um alto risco contaminação, existe uma equipe voltada somente para a coleta do lixo hospitalar, que utiliza uniformes e equipamentos de proteção individual diferenciados, com luvas mais resistentes, máscaras e botas. Até mesmo o veículo utilizado para o transporte do resíduo hospitalar  é diferente.

Para ter a coleta hospitalar, é necessário um cadastro prévio. Atualmente, o serviço contempla mais de 100 unidades médicas registradas. Nas principais clínicas e hospitais do município, a coleta é feita diariamente. Já nos pequenos ambulatórios, o recolhimento é programado de acordo com a necessidade de cada um.

Mais lidas da semana