Mídias Sociais

Cidades

Cidades da Região dos Lagos recebem equipamentos e capacitação contra vazamento de óleo da Petrobras

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

As cidades da Região dos Lagos vão receber todos os equipamentos necessários para a contenção de vazamentos de óleo, além de capacitação para agentes efetivos da Guarda Marítima e Ambiental, Defesa Civil e pescadores, para pronta resposta em casos de vazamento de óleo. A doação dos equipamentos foi confirmada durante uma reunião na secretaria de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, na qual estiveram presentes os secretários de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mario Flavio Moreira, de Arraial do Cabo, Arildo Mendes, de Búzios, Fernando Savino Lagoa e do representante da Petrobrás, Rubinei Rodrigues.

A doação ainda é reflexo do último vazamento grave, ocorrido em abril deste ano no Campo de Marlim Leste, que atingiu a costa dos três municípios – Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo – e que levou o Ministério Público Federal a tomar a dianteira na apuração dos fatos.

De acordo com o resultado da reunião, os equipamentos a serem doados pela Petrobras são redes de contenção de manchas de óleo, equipamentos para a retirada do óleo da água e da areia e embarcações de alumínio para auxiliar no monitoramento. Já a capacitação acontecerá entre os dias 22 e 24 de setembro, em Macaé.  Ficou acertado que, além da capacitação, cada município receberá uma embarcação de cinco metros de comprimento, com capacidade para cinco pessoa e motor de popa de 50 HPs.

O monitoramento e o combate serão feitos em parceria com a empresa. Outras ações de compensação ambiental em decorrência do acidente estão sendo discutidas em outras instâncias.

“Como já havíamos decidido em reunião anterior, apresentamos a proposta dos equipamentos e da capacitação à Petrobras e, agora, isso virou realidade. Será um grande avanço para Cabo Frio, principalmente porque estaremos recebendo esses equipamentos muito em breve e poderemos ter pessoas capacitadas para dar uma pronta resposta a qualquer caso de vazamento que atinja nossa costa”, afirmou o secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio, Mario Flavio Moreira.

O secretário de Arraial do Cabo Arildo Mendes também comemorou o fato e afirmou que a primeira ação em casos como esses deve ser imediata, por isso a importância dos municípios estarem preparados. "Nossos agentes precisam conhecer esses materiais, estarem capacitadas e equipes para agir na contenção emergencial até as equipes da Petrobras chegarem aos locais", acrescentou.

Mais lidas da semana