As cidades da Região dos Lagos prorrogaram a campanha de vacinação contra a Influenza até o dia 15 de junho. A decisão foi determinada pelo Ministério da saúde e teve como motivação os efeitos da paralisação dos caminhoneiros no atendimento em saúde. Inicialmente, o fim da distribuição da vacina estava previsto para o dia 1º de junho.
Em Arraial do Cabo, a vacinação acontece nos postos de saúde e no Hospital Geral de Arraial do Cabo. De acordo com Diego Mendonça, Coordenador de Imunização do município, o público alvo permanece o mesmo e as pessoas não devem ter receio sobre a aplicação da vacina. “Circulam boatos na internet de que essa vacina é prejudicial, essas informações são falsas e não há nenhum perigo na aplicação. O Ministério Público já informou sobre a importância das pessoas receberem a dose para ficar imunes ao vírus”, afirmou Diego.
Em São Pedro da Aldeia, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde da cidade e na Sala de Vacinas. Os postos de saúde aldeenses funcionam de 7h às 16h e o fluxo de imunização será definido de acordo com cada unidade. É necessário que os interessados procurem a unidade mais próxima para conferir o horário específico de imunização.
De acordo com orientações do Ministério da Saúde, o público-alvo para a campanha deste ano envolve crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos de idade ou mais, povos indígenas e trabalhadores de saúde. Além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, independentemente da idade. Para este último grupo, a apresentação da prescrição médica, especificando o motivo da indicação, é obrigatória e deverá ser apresentada no ato da vacinação.
A Influenza é uma doença viral febril, aguda, comumente conhecida como gripe, caracterizada por sintomas como febre, tremores, dores de cabeça, dor de garganta e rouquidão, além de alterações respiratórias, como tosse seca e coriza. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O vírus Influenza C causa infecções respiratórias brandas, sem causar impactos na saúde pública ou estar relacionado com epidemias. Já os vírus A e B são responsáveis por epidemias sazonais. O vírus Influenza A é classificado ainda em subtipos H1N1 e H3N2, além do H7N9. A transmissão ocorre pelo contato com pessoas infectadas, ao tossir, espirrar ou falar. Pode ser transmitida ainda indiretamente pelas mãos, após contato com superfícies contaminadas por secreções respiratórias.