Mídias Sociais

Cidades

Cidades da Região dos Lagos adotam vacinação "delivery" contra a gripe para idosos

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

As cidades da Região dos Lagos decidiram realizar a campanha de vacinação contra gripe em formato "delivery". A ideia é vacinar os idosos sem que eles saiam de casa, já que fazem parte do grupo de risco do Covid-19.

A antecipação da Campanha Nacional de Vacinação para esta segunda-feira, 23, foi determinada pelo Governo Federal. A ideia é eliminar os sintomas da gripe, que são similares ao do Covid-19 e facilitar o reconhecimento do vírus nos idosos com 60 anos ou mais.

Em Cabo Frio, a vacinação será realizada em idosos e profissionais de saúde do município. Equipes compostas por técnicos de enfermagem e agentes de saúde irão vacinar idosos a partir dos 60 anos em casa.  Os asilos e casas de repouso também receberão as vacinas.

No Centro de Saúde Oswaldo Cruz, no Braga, serão disponibilizadas salas de vacinação separadas do público para evitar aglomeração, respeitando a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de manter distanciamento mínimo de um metro entre os indivíduos.

A Secretaria de Saúde solicitou o auxílio da Guarda Municipal na organização dos pontos de maior concentração de pessoas, como o Posto de Atendimento Médico (PAM) de Santo Antônio, Posto de Saúde (PS) de Unamar, no Centro de Saúde Oswaldo Cruz e Hospital Otime Cardoso dos Santos, no bairro Jardim Esperança.

Em Búzios, a Prefeitura também irá vacinar as pessoas acima de 60 anos identificadas pelo cadastro da saúde, contra a gripe, em casa. O primeiro bairro a receber a equipe será o Capão, a vacinação continuará por todos os bairros.

O município disponibilizou ainda um número de WhatsApp para que as pessoas maiores de 60 anos possam a enviar uma mensagem com nome completo, data de nascimento e localização. Elas também devem identificar seus domicílios com algum objeto amarelo visível, para facilitar o acesso das equipes de vacinação, quando estiverem nos bairros. O WhatsApp é (22) 99730-4881.

Em Arraial do Cabo, um veículo será disponibilizado para ir até as casas no centro e nos distritos de Arraial do Cabo, evitando a aglomeração de pessoas nos postos. Em caso de dúvidas, o morador poderá entrar em contato direto com a agente de saúde que já acompanha a família.

A Secretaria de Saúde de Iguaba Grande antecipou ainda mais a campanha de vacinação contra a gripe Influenza, que começou na última quinta-feira, 19. Atendendo recomendação do Ministério da Saúde, o primeiro grupo a ser imunizado foi dos profissionais de saúde. Já entre os dias 23 de março e 15 de abril será a vez das pessoas com idade a partir de 60 anos, que receberão a vacina em casa para evitar aglomerações.

A Prefeitura de Araruama, através do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria

Municipal de Saúde, informou que com o intuito de evitar aglomerações, principalmente na 1ª Fase da Campanha de Vacinação, disponibilizará cinco Equipes de Saúde, que vão circular nos bairros, de casa em casa, realizando a vacinação em pessoas acima dos 60 anos.

Além disso, durante toda a campanha, as seguintes unidades de saúde estarão funcionando: CIMI; PSF Ponte dos Leites; Clínica de Iguabinha;; UBS Bananeiras; PSF São Vicente; Clínica de Sobara; Policlínica Fazendinha; Policlínica Mataruna; PSF Itatiquara; Policlínica Morro Grande; PSF Paracatu; PSF Boa Vista e Policlínica Praia Seca.

 

Mais lidas da semana