Mídias Sociais

Cidades

Chuvas fortes prejudicam abastecimento de água em Carapebus

Publicado

em

Desde as 17h30 dessa quinta-feira (08), o abastecimento, na maior parte do município, encontra-se reduzido.

Da redação

Devido às fortes chuvas que atingiram Carapebus desde as 17H30 desta quinta-feira (08) o abastecimento na maior parte do município encontra-se reduzido. As chuvas elevaram o nível do Córrego da Maricota, levando à necessidade de abertura de suas comportas; com isto, o nível do córrego subiu e acabou danificando três diferentes tubulações operadas pela Cedae.

Técnicos da companhia já foram acionados e aguardam baixar o nível do córrego para dar início aos reparos. O abastecimento do bairro de Sapecado, onde se localiza o hospital do município, não foi alterado.

Após a conclusão do serviço o abastecimento será retomado, mas em algumas localidades - situadas em pontas de sistema ou áreas elevadas –, o fornecimento de água pode levar até 72 horas para se restabelecer completamente. Por isto, a Cedae pede que moradores evitem o desperdício, e adiem atividades que demandem alto consumo de água. A companhia vai disponibilizar carro pipa para atender serviços essenciais, como escolas, postos de saúde e o próprio hospital, em caso de necessidade.

Acesso às estradas rurais 

Foram 140 milímetros de chuva em Carapebus nas últimas 24 horas e que causaram interrupção no acesso às estradas rurais da cidade. Em vários trechos, a água abriu valas e crateras, impedindo o tráfego de veículos pela região. A Secretaria da Agricultura e Pesca durante o dia fez a retirada de terra sobre a RJ 178 no trecho entre os bairros dos Barreiros e Morrinhos, devido às derrapagens de veículos que trafegam pelo local. Não houve registro de acidentes. Há interrupção no trânsito em boa parte da área rural. Máquinas com pá carregadeira estão sendo utilizadas para a remoção de material.

Alunos da rede municipal de ensino que residem na área rural não puderam ser transportado pelas kombis escolares até as escolas, devido à interrupção das estradas, boa parte delas de terra. A situação deverá estar normalizada até a próxima segunda-feira (12), segundo previsão da Secretaria de Educação.

Pelos dados oficiais do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) a instabilidade climática permanecerá neste sábado (10) e domingo (11) (90% e 87% de chuva, respectivamente).

No sábado, o sol estará entre muitas nuvens e previsão de pancadas de chuvas no período da tarde e noite. A estimativa é de 20 milímetros durante todo o dia. A temperatura deve variar entre 23 e 30 graus. No domingo (11), há estimativa de 10 milímetros de chuva, principalmente à tarde e noite. E na segunda-feira (12), a previsão é de pancadas de chuva à tarde e à noite, podendo chegar a 5 milímetros de precipitação e temperatura, variando entre 23 e 29 graus.

Crédito: Divulgação

Mais lidas do mês