Mídias Sociais

Cidades

Centro de Triagem para Covid-19 já está funcionando em Iguaba Grande

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Os moradores de Iguaba Grande já contam com um Centro de Triagem para casos suspeitos de coronavírus. O espaço, que funcionará 24 horas por dia, está localizado lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

De acordo com a Prefeitura, a estrutura segue todas as recomendações de Ministério da Saúde e também da Resolução Nº 2023, da Secretaria Estadual de Saúde, sancionada em 30 de março deste ano. O objetivo é que com a abertura desta unidade, todos os casos suspeitos do novo vírus sejam atendidos e tratados exclusivamente no Centro de Triagem, deixando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a UPA para atendimento de pacientes com outras enfermidades. Desta forma a Secretaria Municipal de Saúde busca dar mais segurança para funcionários e moradores.

O CT conta com recepção, acolhimento, dois consultórios, 6 leitos individuais, sala de descanso climatizada para a equipe de plantão, refeitório, banheiros com ducha para higiene dos funcionários, e depósito para os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Tem, ainda, raio x portátil, cilindros de oxigênio, balcão de enfermagem, equipamentos de proteção, sistema informatizado e um gerador exclusivo para atender as eventuais falta de energia sem risco aos pacientes.

O secretário Valdeci Júnior lembrou que o Centro de Triagem de Iguaba Grande é o único da Região dos Lagos que funcionará 24 horas por dia Para isso cada turno terá dois médicos, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem, além de uma equipe de limpeza, Guardas Civis Municipais, recepcionista e motorista de ambulância, todos treinados e capacitados para atender pacientes suspeitos. Em casos de maior gravidade os pacientes serão levados para o isolamento na UPA, que conta com o suporte de 7 leitos de UTI. “A gente espera que nenhum morador precise utilizar o Centro de Triagem, mas se precisar, a unidade está preparada para atender com dignidade e segurança, dentro das recomendações do Ministério da Saúde e também da Organização Mundial da Saúde”, informou o secretário de Saúde.

Durante a abertura oficial do espaço, o prefeito Vantoil lembrou que o momento é de união e agradeceu o apoio financeiro do Governo Estadual por meio da Assembleia Legislativa. “Nossa maior preocupação nesse momento é salvar vidas, preservar vidas. Esse espaço é para trazer mais tranquilidade e segurança para todos, e isso só foi possível graças ao apoio financeiro que tivemos”, finalizou.

 

Iguaba tem 45 casos confirmados

 

No dia em que o Cento de triagem foi inaugurado, o município registrou novos seis casos, chegando a 45 pacientes contaminados. Dentro dessa atualização, a cidade registra seis óbitos e dois pacientes em isolamento domiciliar, além de 15 pacientes já recuperados.

 

 

Mais lidas da semana