Mídias Sociais

Cidades

Cabo Frio registra mais de 100 milímetros de chuva em quatro horas

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

As fortes chuvas, que iniciaram nas primeiras horas desta segunda-feira, 13, em Cabo Frio, trouxeram diversos transtornos e alterou a rotina da população. Em apenas 4 horas, a defesa civil registrou 107,6 milímetros de chuva em toda a cidade.

Com isso, houve registro de alagamento em todos os bairros da cidade, inclusive nas principais ruas de acesso. O Canal do Itajuru ficou alinhado com a rua e chegou perto de transbordar pela 2º vez na história.

A Superintendência da Defesa Civil recebeu uma média de 20 ocorrências. Houve deslizamento de pedra no Morro do Telégrafo e a área precisou ser  isolada. Os pontos de alagamento mais críticos são: Jardim Caiçara, Centro, Jardim Excelsior, Guarani, São Cristóvão, Parque Burle, Vila Nova, Alecrim e Jardim Nautilus.

Em função dos alagamentos, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia de Saúde da Família (Esfs) de alguns bairros precisaram suspender as atividades, tais como: Porto do Carro, Itajuru, Praia do Siqueira, Manoel Corrêa, Jardim Nautilus, Cajueiro, Gamboa, Samburá, Araçá, Parque Burle, Monte Alegre, Jardim Caiçara, Boca do Mato e Vila do Sol.

O Shopping da cidade suspendeu o funcionamento, devido a falta de energia e a dificuldade de acesso ao estabelecimento, já que todas as ruas do entorno estavam alagadas.

A empresa Salineira, responsável pelas linhas que circulam na cidade, suspendeu algumas linhas e precisou alterar o trajeto de outras. Enquanto a Comsercaf emitiu um comunicado pedindo que a população evitasse o descarte de lixo domiciliar, já que não havia possibilidade das equipes realizarem a coleta.

 

 

Prefeitura realiza trabalho para amenizar estragos

 

Logo que o nível da água começou a baixar, os funcionários da Comsercaf foram para as ruas para intensificar o atendimento nas áreas mais afetadas.

A coleta de lixo domiciliar já retomou as atividades em diversos bairros. Na Avenida Henrique Terra, nas Palmeiras, um caminhão vacol foi utilizado para a desobstrução de bueiros e caixas de passagem, para esgotamento de áreas alagadas. Já na Passagem, a força da água retirou diversas pedras portuguesas das calçadas e agentes trabalham na coleta do material.

“A Prefeitura está envolvida em uma força tarefa para agilizar o atendimento emergencial e dar suporte à população com rapidez e eficácia” , esclarece Dario Guagliardi, presidente da Comsercaf.

A Prefeitura reforça que realiza diariamente um trabalho preventivo para evitar alagamentos. A Comsercaf realiza a limpeza de 100 ralos urbanos por dia, de onde são retirados em média, meia tonelada de resíduos. As equipes também percorrem as localidades efetuando a manutenção da rede pluvial. Quando há um alagamento, todos enxergam a importância de uma rede de drenagem eficiente, mas para que isso ocorra, é necessário que a população colabore com o descarte correto do lixo.

Os moradores também podem contribuir com solicitações de limpeza dos ralos públicos por meio do Disque Comsercaf, nos telefones (22) 2648-8906 e 2648-8907 ou no e-mail: comsercaf@comsercaf.rj.gov.br. As ligações geram protocolos que ficam documentados e permitem que os solicitantes acompanhem o andamento dos pedidos

Mais lidas da semana