Mídias Sociais

Cidades

Cabo Frio reforça campanha de vacinação de rotina da tríplice viral

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

O município de Cabo Frio está realizando uma campanha visando intensificar a vacinação de rotina da tríplice viral (sarampo/rubéola/cachumba). Segundo a Coordenação de Imunização do município, o objetivo da campanha é interromper a circulação do vírus do sarampo.

Neste primeiro momento, válido até o dia 25 de outubro, a vacina está disponível prioritariamente para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) em 29 postos. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), as crianças são prioridade na primeira fase devido à elevada incidência dos surtos nesta faixa etária em 2019 e por ser este público mais suscetível de desenvolver complicações derivadas da doença como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonia. Importante ressaltar que a patologia pode levar o óbito.

De 18 a 31 de novembro será a vez de adultos jovens até 29 anos se imunizarem contra a doença.

As doses estarão disponíveis em 29 salas de imunização, nos horários de funcionamento de cada unidade, e o Dia D acontece em 19 de outubro com nove salas de vacinação. As nove salas que farão o atendimento às crianças no dia D, em 19 de outubro, são: PS de Unamar, PAM de Santo Antônio, UBS Praia do Siqueira, os ESF’s do Jardim Caiçara, do Jacaré, da Boca do Mato e do Cajueiro; o Hospital Municipal Otime Cardoso dos Santos (HMOCS) e o Centro de Saúde Oswaldo Cruz. Todas funcionarão das 9h às 17h. Estes mesmos locais farão o atendimento no dia D voltado para o público de 20 a 29 anos.

“O vírus do Sarampo está circulando no Estado do Rio e a forma mais eficaz de forma proteção é a vacina. Sem vacinação as pessoas ficam expostas a uma doença que é altamente contagiosa e pode desenvolver para complicações muito graves e até levar à morte”, explicou a médica Lucy Pires, superintendente de Saúde Coletiva de Cabo Frio.

Mais lidas da semana