Mídias Sociais

Cidades

Cabo Frio participa de terceiro Dia D contra pólio e sarampo neste sábado, 22

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

O município de Cabo Frio participa neste sábado, 22, pela terceira vez, do Dia D contra pólio e sarampo, promovido pelo Ministério da saúde. Essa é última tentativa de alcançar a meta de 95% de crianças de 1 ano a menores de 5 anos que devem ser imunizadas contra as doenças.

Até 31 de agosto, 55,72% das crianças foram vacinadas em Cabo Frio contra a pólio, enquanto 56,62% contra o sarampo. Com a segunda prorrogação e o Dia D em 15 de setembro, esse índice chegou a 78% e 80% contra a poliomielite e sarampo, respectivamente.

“Nunca antes tivemos tanta dificuldade em alcançar uma meta de vacinação, ainda mais em relação às crianças. Estamos empenhando todo o esforço, assim como o estado e o Governo Federal, para que esta cobertura vacinal seja alcançada até este sábado. Os profissionais estão desgastados devido ao longo tempo de campanha, os recursos mais difíceis, então precisamos que os pais tenham responsabilidade e levem seus filhos para tomar a dose”, convocou o médico Beto Nogueira, do Departamento de Saúde Coletiva.

Pais e responsáveis terão quatro pontos de vacinação disponíveis para vacinação, neste sábado. Sendo eles: O PS de Unamar, no Hospital do Otime Cardoso dos Santos, no Jardim, e no Centro de Saúde Oswaldo Cruz, das 8h às 17h, e no Shopping Park Lagos, das 13h às 16h.

A vacina contra pólio é recomendada com três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP) até 1 ano de idade. A partir de 1 ano até menores de cinco, que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha.

Para o sarampo, essas crianças também receberão uma dose da vacina Tríplice viral, que protege também contra rubéola e caxumba, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias. Devem ser vacinadas as crianças a partir de 1 ano e 4 anos 11 meses e 29 dias, mesmo que já tenham duas doses.


 

Mais lidas do mês