Mídias Sociais

Cidades

Cabo Frio já aplicou 110 mil doses da Vacina contra Febre Amarela

Publicado

em

 

Município continua oferecendo a vacina em unidades de saúde. 

Uma boa parte da população cabo-friense está imunizada contra a Febre Amarela. O município já aplicou 110 mil doses da vacina contra a doença, que alarmou à população de todo o Brasil no ano passado, e que pode voltar a ser motivo de preocupação com a chegada do verão e o aumento da proliferação dos mosquitos.

De acordo com a secretaria de saúde, a cidade de Cabo Frio não registrou casos da doença ou casos de moradores que tenham contraído em outros locais. Porém é sempre bom se prevenir. Por isso, o município ainda tem doses disponíveis para aqueles que ainda não se imunizaram.

As vacinas são aplicas as segundas-feiras no ESF Cajueiro (de 8h às 11h30 e de 14h às 16h30), no ESF Gamboa (de 8h às 11h) e ESF Vila Nova (de 8h às 11h); às quartas-feiras no ESF Florestinha (de 10h às 12h e de 14h às 15h), no ESF Jardim Nautilus (de 9h às 11h e de 14h30 às 16h) e no PAM de Santo Antônio (de 9h às 12h e de 13h às 16h30); Já ás sextas-feiras, a vacina é disponibilizada no Centro de Saúde Oswaldo Cruz (de 8h às 15h),no ESF São Jacinto (de 9h às 12h e de 14h às 15h) e ESF Peró (de 8h30 às 11h30).

Entre as pessoas que possuem restrições à vacina estão: mulheres grávidas e que estão amamentando, pessoas que são portadoras de HIV/AIDS, com câncer, acima de 60 anos, pessoas com alergia a ovo, com doenças do fígado, com hipertensão arterial sem controle adequado e com diabetes.

Além das vacinas, o município também está reforçando ações educativas de prevenção e de combate ao mosquito Aedes aegypti. Para evitar a proliferação do transmissor do quarteto dengue-zica-chikungunya-febre amarela, os agentes atuam em pontos estratégicos de Cabo Frio com panfletagem, visitas domiciliares, além de bloqueio e tratamento nos bairros.

De acordo com Andreia Nogueira, coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, a panfletagem educativa para turistas e moradores é feita na rodoviária do Centro, no Terminal de Transatlânticos e no aeroporto.

Thaiany Pieroni

 

 

 

Mais lidas da semana