Mídias Sociais

Cidades

Cabo Frio convoca artistas de rua para cadastro e agendamento de apresentações

Thaiany Pieroni

Publicado

em

 

Os artistas de rua de Cabo Frio estão sendo convocados para o pré agendamento e cadastramento necessário para atuação nas Praças da Cidadania e São Benedito, durante a alta temporada. A medida está de acordo com as emendas da Lei do Artista de Rua, que determinam que para utilização da Praça da Cidadania, no período da alta temporada, artistas de rua terão que fazer o cadastro e agendamento de datas e locais de apresentação diretamente com a Secretaria Municipal de Cultura.

Os procedimentos necessários para o cadastro será realizados até o dia 20 de dezembro no Teatro Municipal de Cabo Frio Inah de Azevedo Mureb, das 14h às 17h. Os interessados devem levar duas fotos 3x4 e a carteira de identidade.

Após o cadastramento e pré agendamento, a Secretaria irá organizar as datas e divulgar o agendamento juntamente com a entrega da autorização oficial no dia 21 de dezembro, também no Teatro Municipal, às 10h.

Para a Secretária de Cultura, Meri Damaceno, esse diálogo que foi viabilizado entre os artistas e o Poder Público é uma passo muito importante no amparo ao trabalho desses artistas, durante a alta temporada. "Se esse diálogo não acontecesse durante mais um ano, eles (artistas) iam acabar sendo desrespeitados e constrangidos enquanto trabalhavam com o que sabem. Agora, com o cadastramento e pré agendamento, vamos conseguir organizar tudo para que eles possam trabalhar com o respeito merecido", pontuou a secretária.

Para o artista circense Sollano Gomes Vasconcellos, com o amparo do poder público o artista poderá se colocar com mais propriedade e confiança nos espaços públicos, sem a preocupação de passar por constrangimentos . "A aproximação entre os artistas e o poder público é de suma importância para o desenvolvimento cultural e turístico da cidade, levando em consideração que a classe artística é um fator influente na movimentação de renda e de turistas na cidade", comentou Sollano.

Vale lembrar que quanto à utilização da Praça São Benedito, em qualquer mês do ano, fica estabelecido que os artistas de rua farão o cadastro e agendamento das datas de apresentação diretamente com a Secretaria Municipal de Cultura/SECULT, que irá autorizar a intervenção artística, a fim de promover o devido compartilhamento do espaço, utilizando-se com critério de agendamento a prioridade para o artista local cadastrado. As autorizações serão emitidas para a utilização do centro da Praça São Benedito, sendo único local disponível para as manifestações artísticas.


 

Mais lidas do mês